Na aula de hoje fiquei ciente de como a disciplina de manifestações culturais iria ser desenrolar durante todo o semestre, aprendi também que a capoeira é verdadeiramente uma manifestação brasileira.
O professor Marcelo Bulhões poderia melhorar a aula sabendo primeiro a vocação que cada aluno tem para seu futuro profissional, e não impor a ele apenas uma área do curso de educação física.
-Aula Dia 23 de abril de 2009
Na aula de hoje vimos um vídeo de uma palestra sobre cultura popular, exatamente sobre o carnaval.
Neste dia o professor deveria estar presente na aula durante o vídeo para poder parar explicar e comentar, fora isso foi de bom proveito a aula.
-Aula Dia 30 de abril de 2009
Na aula de hoje revi como se cria um blog na internet, vi e ouvi e provei das danças e musicas populares da região sul.
Neste dia a aula foi bem dinâmica e proveitosa a aula não precisaria ser melhorada.
-Aula Dia 14 de maio de 2009
No dia de hoje não ouve aula.
-Aula Dia 21 de maio de 2009
Aprendi que no Brasil ainda existe influência cultural de vários povos que por aqui viveram, no caso dos índios mais precisamente os Tupis. Nesta aula me senti um herdeiro dessas influências.
A aula foi bem lecionada pelo professor Marcelo.
-Aula Dia 27 de maio de 2009
Neste dia vimos outra parte do documentário sobre a influência cultural, agora com influência da matriz lusa. Senti a necessidade de procurar saber mais sobre o tal assunto, pois me identifiquei com tais influências.
O professor Marcelo deveria ter comentado mais sobre o vídeo, e aprofundado mais o assunto.
-Aula Dia 2 de julho de 2009
Vimos mais uma parte do documentário desta vez sobre a influência afro. Mais uma vez o professor deveria ter abordado mais sobre o assunto.
-Aula Dia 9 de julho de 2009
Revimos as danças que já tínhamos passado, e outras novas.
Me senti um pouco perdido nas ultimas danças por causa do prolongado tempo da aula.
O professor Marcelo deveria melhor na aula chegando na hora marcada.
-Aula Dia 16 de julho de 2009
Na aula de hoje discutimos sobre a preparação do festival, dividindo em comissões, conhecemos mais uma dança, o carimbo.
A aula neste dia foi muito bem ministrada pelas alunas Rubiane e Maria Clara não poderiam ser melhor.
-Aula Dia 22de julho de 2009
Na aula de hoje discutimos o que já tínhamos em andamento para o festival, e logo após revimos algumas danças e aprendemos mais duas. Nesta aula me senti um pouco desanimado por as aulas estarem sendo repetitivas.
O professor poderia melhorar as aulas deixando-as mais dinâmicas e escutando os alunos.
-Aula dia 30 de julho de 2009
Na aula de hoje discutimos sobre os preparativos do festival, provei de uma aula de capoeira, aprendi como dar uma aula de iniciação à capoeira com brincadeiras lúdicas.
O professor Marcelo Bulhões poderia melhorar a aula chegando no horário da aula e terminando-a no horário, respeitando assim os alunos e o horário da professora que teria aula no local logo após. Mais no que diz respeito ao conteúdo não mudaria nada, a aula foi bem lecionada e bem dinâmica.
Neste dia foi realizado o festival, com a nossa organização e coordenado pelo professor Marcelo Bulhões, tive varias experiências de como fazer um festival.
Matriz Tupi
Os índios brasileiros acreditavam em vida após morte eles viam um espírito em cada coisa, tinha como o modelo de vida os mais velhos, viviam em liberdade sexual (final do casamento simples e sumario), dividiam os deveres entre mulheres e homens, as mulheres tecelã os homens pescavam e casavam, são detalhistas cada coisa que faziam queriam perfeitas, conviviam passivos entre eles mas na guerra eram implacáveis os prisioneiros de guerra eram sacrificados e comidos.Herdamos hábitos dos índios como o ato de tomar banho.
Matriz lusa
Fomos povoados pelo povo de avançado nível tecnológico, no caso de Portugal que tinha uma tecnologia naval muito avançada para a época, povos que dominavam a matemática moderna, os árabes. Precisamos resgatar essas memórias para tirar todo esse preconceito que ainda existe com o povo brasileiro.
Matriz Afro
Herdamos do povo africano o prazer pelas cores, o gosto pela musica o som do axé, o requebrado nas danças, os africanos foram os construtores do nosso pais com a sua força de trabalho. Dominavam as técnicas de metalurgia, praticavam agricultura, criavam gado, organizavam comércio. Os africanos já se utilizavam da escravidão, tinham uma cultura politeísta, baseada em Deus ou deuses onde os idosos tinham lugar privilegiado na sociedade e na cultural.
Brasil Sulino
Índios que viviam no sul deixaram seus costumes de lado para ficaram obediente as ordens da igreja católica essa matriz surgiu a partir dos espanhóis jesuítas que tinham o objetivo de catequizar e civilizar os índios, os Bandeirantes Paulistas descobriram o que os jesuítas estavam fazendo migraram para o sul a fim de capturar aos índios e os escravizar nos canaviais nordestinos.
Italianos e alemães chegam e ocupam boa parte do sul do nosso país. Trazendo de seus lugares de origem suas culturas. Suas línguas diferentes influenciam, no sotaque, mas o mais perceptível são as construções arquitetônicas que são idênticas aos seus países de origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário