Bem Vind@s!!

Este é o canal acadêmico de comunicação interativa, democrática e participante d@s Alun@s, Monitor@s e Professor da Disciplina Manifestações Culturais Aplicadas à Educação Fíisica da UFPB do semestre 2009.1.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Erika Ramalho Lima - Diário de Bordo e Matrizes

1)O que eu aprendi na aula de hoje?
2) Como eu me senti na aula de hoje?
3) Como eu poderia melhorar a aula de hoje?


1ªaula:
1) Aprendi a valorizar mais o meu curso , o discurso do professor me fez abrir os olhos para que eu pudesse enxergar além do que antes eu conseguia ver, a educação física oferece muito mais possibilidades de atuação do que antes eu imaginava. Nós devemos inovar, não devemos apenas refazer aquilo que vemos. Aprendi também sobre o surgimento da capoeira, suas características e como ela se difundiu no mundo.

2) Fiquei entusiasmada com as palavras do professor, me reavivou a esperança de tentar mudar a visão do educador físico perante a sociedade, como também de buscar novas alternativas para minha atuação profissional.

3) Citaria situações casuais, e perguntar ao aluno o que ele poderia fazer para solucionar determinada situação problema, assim o professor Iris perceber o nível de habilidades cognitiva do aluno.

2ª aula:
1) Aprendi sobre o carnaval, como surgiu, de onde vieram as influências das roupas, músicas e tradições carnavalescas nas diferentes regiões brasileiras.

2) Senti-me interessada em descobrir de onde veio o ritmo que contagia a tantas pessoas no país, e gostei bastante do vídeo.

3) Teria levado apetrechos da época e de hoje em dia para que nós percebêssemos como a modernidade alterou as origens dos gestos e roupas carnavalescas.



3ª aula:

1) Tive a primeira vivência com as danças populares e aprendi algumas coreografias e a melhor maneira de ensinar.

2) Senti-me bem, gostei bastante de vivenciar a pratica e aprender os passos das danças que até então eram desconhecidas para mim.

3) Repeteria mais vezes os passos coreográficos.


4ª aula:
1) Aprendi que vários de nossos costumes e tradições partiram de influências tupis, e aprendi também muita coisa sobre a vida deles, seu cotidiano, o respeito aos mais velhos, e como cada ente é visto perante a aldeia.
2) Senti-me bem durante a aula, gostei de saber que vários costumes dos índios tupi ainda sobrevivem em nossa sociedade moderna.

3) Daria a oportunidade dos alunos verem objetos, roupas e armas típicas do grupo indígena para que assim aproximasse mais nossa realidade da deles.

5ªaula: FALTEI

6ªaula: FALTEI

7ª aula:
1) Conheci as características do Brasil Sulino, como o Sul do Brasil foi colonizado e as características que sobrevivem até os dias atuais, a importância dos portugueses na delimitação do território brasileiro, como acontecem os trabalhos em maquinas artesanais e os jogos que até hoje estão presente na vida dos gaúchos.

2) Gostei de ver como eles vivem, como são seus trajes e que ainda hoje seguem algumas tradições de seus pais que em alguns casos imigraram de outro país.

3) Deixaria a aula mais dinâmica, levando músicas gaúchas ou algum instrumento que caracterize o povo daquela região.

8ª aula:

1)Aprendi as coreografias das danças coco de roxa e coco paparu, entendi sua dinâmica e o porque de seus passos.

2) Gostei muito, pois a dança é alegre e contagiou bastante a turma.

3) Daria mais tempo para que meus alunos repassassem os passos, conseguindo assim fixar bem a coreografia, e também recomendaria que eles criassem novos passos a partir da idéia inicial da dança.

9ª aula:

1)Conheci o Carimbó dança típica do Pará, a aula foi muito bem ministrada pelas meninas do curso e deu pra entender bem a intenção da dança.

2)Me senti interessada, porém um pouco inibida perante os passos da coreografia.

3) A aula foi muito boa!

10ª aula:

1)Aprendi bastante sobre a capoeira, conheci as músicas e a dinâmica do jogo, entendi o valor cultural desta e sua importância na vida dos nordestinos.

2) me senti muito bom, gostei de conhecer e aprender golpes da capoeira.

3) Teria organizado melhor para que todos pudessem experimentar em duplas como acontece a dinâmica do jogo.

11ª dia do festival:

1)Aprendi bastante, tanto antes como no dia do festival, aprendi muito com meus alunos, e pude experimentar bons momentos ao lado dos meus colegas de sala, reconheci erros e acertos, e tenho certeza que de muito irá valer para minha experiência profissional.

2)Me senti alegre, e satisfeita ao ver que tudo correu “bem”.

3)Organizaria melhor o espaço, seria mais pontual, daria mais atenção aos representantes das escolas e aos alunos convidados, e antes de tudo explanaria a importância pedagógica do festival.

Diário de Bordo da última aula (13/08/2009)

O que aprendi na aula hoje?
Aprendi um pouco mais sobre a capoeira, como jogá-la de uma forma lúdica, porém um pouco mais competitiva do que na aula anterior, aprendi sobre as rodas e os diferentes tipos de tribos que jogam capoeira.

Como me senti na aula hoje?
Muito entusiasmada, em aprender os golpes da capoeira e a forma como ela é jogada.

Como poderia melhorar a aula hoje?
A aula foi muito boa do jeito que foi, todos os alunos conseguiram prender a atenção e participar o tempo inteiro da aula.Matriz Tupi

Mera questão de influência!

Sermos como somos deriva de uma gama de costumes repassados a nós por parte dos primeiros habitantes brasileiros, os índios. É certo que muito foi mudado de lá pra cá, nossa cultura sofreu alterações com o passar dos tempos, normal, já que o mundo evoluiu, mas, as raízes de nosso povo continuam fincadas na história do nosso país. Nossa agricultura, caça, pesca tudo isso nos foi ensinado, se hoje somos civilizados é graças ao jeito nativo de viver isso pode soar contraditório mas foram os índios que nos ensinaram a caminhar.

Com eles aprendemos maravilhas como o artesanato, as festas; aprendemos a ser alegres. Os homens no trabalho e as mulheres cuidando dos filhos e da casa, por muito tempo foi o modo de vida na nossa sociedade, aprendemos com eles.

Hoje apesar de tantas mudanças e modernidades temos o dever de reconhecer e saudar os índios pela enorme contribuição a nossa formação enquanto povo culturalmente civilizado.

Matriz Afro

O povo africano é um povo intensamente rico de cultura, e desta muito foi assimilado por nós brasileiros, nossa concepção de povo alegre, trabalhador e crente, se dá a partir do conhecimento da cultura africana. A agricultura e criação de gado são oriundas do povo africano, eles também foram os primeiros a desenvolver trabalhos na metalúrgica.

Suas festas e rituais eram sagrados, consagras os antepassados era vital em seu cotidiano.

Aprendemos com os negros o trabalho manual, trabalho com agricultura e sermos alegres e festeiros, por isso temos que reconhecer sua eficaz contribuição para a formação do povo brasileiro.

Matriz Lusa

Os brasileiros sofreram também influências portuguesas para chegarem onde chegaram. Pioneiros na tecnologia da navegação, desenvolveram a partir de conhecimentos árabes e judeus grandes navegações as quais foram capazes de chegar até o Brasil. Eram exímios pescadores por questão de sobrevivência.

Os portugueses se orgulham de terem colonizado as origens latinas, mas na verdade quem isso fez foram os árabes que ensinaram aos portugueses a maioria os costumes que estes tinham na época.

O povo Brasileiro tem origem árabe porque têm origens portuguesas.

O Brasil recebe a influência de um povo altamente inteligente e a frente de sua época.

Brasil sulino

O Brasil sulino surge como civilização através dos jesuítas espanhóis.

As missões civilizavam bruscamente os índios nativos que aqui habitavam na época, os impunha os ensinamentos da igreja e o modo como se deveria viver.

Os Portugueses apesar de tudo eram excelentes civilizadores e conseguiam delimitar muito bem as fronteiras brasileiras.

Os trabalhos manuais são mais uma vez evidenciados, e o lazer desse povo se explica no jogo típico popular do Sul, a bocha, jogado por todas as gerações e que até hoje se faz presente nas terras sulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário