Bem Vind@s!!

Este é o canal acadêmico de comunicação interativa, democrática e participante d@s Alun@s, Monitor@s e Professor da Disciplina Manifestações Culturais Aplicadas à Educação Fíisica da UFPB do semestre 2009.1.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ewerton Aguiar de Souza - Diário de Bordo e Matrizes

Dia :16/04/09

1- O que aprendi na aula hoje?
-O compromisso que temos como futuros professores.
-Que vale a pena se dedicar mais ao curso para não se tornar mais um profissional medíocre.

2- Como me senti na aula hoje?
Tranqüilo, apesar de a turma ser muito grande para a sala de vídeo, manteve-se a ordem e deu para entender a proposta da aula.

3- Como eu poderia melhorar a aula?
Procuraria ser mais pontual, e falaria mais um pouco sobre a disciplina. No mais, a aula foi ministrada de forma satisfatória.

Dia: 23/04/09

4- O que aprendi na aula hoje?
Com o vídeo passado em sala, me fez abrir mais os olhos sobre a pouca valorização que damos a nossa cultura regional, que está sendo cada vez mais esquecida.

5- Como me senti na aula hoje?
Tive dificuldade para me concentrar no vídeo,pois, o professor teve que sair e deixou a turma só, o que deixou a sala meio agitada.

6- Como eu poderia melhorar a aula?
Procuraria ser mais pontual, e se tivesse que sair, deixaria alguém com a turma para fiscalizar e manter a ordem.



Dia: 30/04/09

7- O que aprendi na aula hoje?
No primeiro momento nada, pois, o professor estava ensinando a fazer o blog, coisa que eu já sabia, e no segundo momento aprendi algumas danças populares.

8- Como me senti na aula hoje?
Me senti bem, achei muito divertidas as danças apesar de ter que dançar com George por falta de “prenda”, mas foi bem legal.

9- Como eu poderia melhorar a aula?
Procuraria ser mais pontual, no mais, eu acho que não poderia melhorar a aula porque era totalmente leigo nas danças populares do sul e acho que foi bem ministrada.

Dia: 02/07/09

10- O que aprendi na aula hoje?
Aprendi mais sobre a cultura africana através de um vídeo exposto em sala, e algumas danças populares nordestinas.

11- Como me senti na aula hoje?
Me senti bem, achei muito interessante o vídeo, e as danças são muito divertidas.

12- Como eu poderia melhorar a aula?
-Procuraria ser mais pontual.
-A aula foi boa, não mudaria nada.


Dia: 08/07/09

13- O que aprendi na aula hoje?
Aprendi mais sobre a história e cultura da região sul do Brasil, através do vídeo Brasil Sulino.
14- Como me senti na aula hoje?
Me senti bem, achei muito interessante o vídeo de uma cultura que conheço muito pouco que é a do sul.
15- Como eu poderia melhorar a aula?
-O conteúdo foi explicado claramente.
-A aula foi boa, não mudaria nada.

Dia: 23/07/09

1-O que aprendi na aula hoje?
Aprendi mais duas danças: coco da roxa e ciranda
2-Como me senti na aula hoje?
Tranqüilo, achei a aula bem interessante e houve uma boa participação de toda a turma.
3-O que eu mudaria na aula hoje?
Não mudaria nada, achei que a aula foi proveitosa e bem ministrada. Só
terminaria a aula às 12:00.

30/07/09

4- O que aprendi na aula hoje?
O professor falou dos últimos preparativos para o festival, organização, ensaiou as danças que a turma irá apresentar e aprendi alguns movimentos de capoeira.
5-Como me senti na aula hoje?
Senti-me bem, gostei da aula de capoeira e até arrisquei uma “luta” quando formou a roda.
6-O que eu mudaria na aula hoje?
Falaria com mais calma com os alunos, muitas vezes o professor passa dos limites, deixando a turma toda stressada.
E terminaria a aula às 12:00.

13/08/09

1- O que aprendi na aula hoje?
Aprendi alguns movimentos de capoeira como: “meia lua de frente”, “queixada”, “martelo”, e usá-los como uma seqüência de movimentos, simulando uma luta.
2-Como me senti na aula hoje?
Senti-me bem, as músicas, os instrumentos e a capoeira causam uma interação da turma, deixando todos à vontade.
3-O que mudaria na aula?
Não mudaria nada, acho quer foi passada de forma satisfatória, com demonstração e correção dos movimentos, o conteúdo se torna mais fácil de ser compreendido.




MATRIZES

Cultura Popular Nordestina

O Brasil é um país de grandes dimensões, e cada região possui características distintas de acordo com seus colonizadores. A nossa multiplicidade cultural faz de nós um dos povos mais diversificados do mundo, uma população que pertence ao mesmo território, mas com tradições muito peculiares em cada região.
Um grande problema preocupa as pessoas que valorizam nossa cultura, principalmente a cultura regional, é a perda da identidade. O nordeste apesar de ser a região mais pobre do país, é onde se encontra a maior riqueza cultural. Suas tradições, costumes, seu sotaque, tudo é muito original e inconfundível. Mas com a globalização cada vez mais evidente, está havendo uma grande importação de culturas de outras regiões e até de outros países. A nossa cultura popular está sendo esquecida, trocada pelo modismo das músicas, danças e costumes mostrados na mídia e que são cada vez mais descartáveis. “Valorizada é a cultura quando é imposta pela classe dominante, cultura popular regional é coisa fora de moda, ultrapassada, brega”.
Em comemorações nacionais como o carnaval, a maioria dos estados brasileiros apenas reproduzem as festas impostas pela mídia, as músicas mais tocadas, danças da moda, é tudo muito igual por toda parte. O estado de Pernambuco é um dos poucos estados que valorizam suas tradições. Esse fato pode ser comprovado em festejos como o próprio carnaval, sua população é consciente da importância de manter vivo seu frevo, maracatu, bonecos gigantes, blocos populares e outros, para não se tornarem como os estados que estão perdendo ou já perderam sua identidade e que se continuarem assim, num futuro próximo não saberão nem quem são.
A melhor forma de se conservar a cultura regional é envolvê-la na educação. Trazer o aprendizado com elementos da cultura popular regional e mostrar a importância de cultivá-la. É papel de todos nós valorizarmos a nossa região, nossas origens. Nunca esquecer que somos brasileiros e nos orgulhar de sermos NORDESTINOS.

Matriz Tupi

Os Tupis era um povo auto-suficiente, nômades e espíritas (achavam que para tudo existia um espírito). Viviam em coletivo, era construída no local escolhido uma grande oca que acomodava todos da tribo, vivendo em harmonia. Já os Tupinambás se dedicavam as guerras e as festas, se pintavam para ir para a batalha, que antes de começar havia um ritual no qual se insultavam muito, para assim terem mais motivo para lutarem. Os Tupinambás eram canibais, derrotavam e devoravam seus adversários.
Entre os índios havia liberdade sexual, porém adultério podia resultar em espancamento. O fim dos relacionamentos eram simples e sumários. Na aldeia homens e mulheres tinha funções definidas, os homens eram guerreiros, as mulheres eram artesãs, cozinheiras e reprodutoras. Trabalho e arte se misturam.
Muitos dos alimentos que conhecemos hoje é de origem indígena, também alguns hábitos e costumes herdamos dos índios, como: tomar banho todos os dias, o gosto pelos acessórios. Os índios são gratos aos acontecimentos da vida, festejam, danças e cultuam. Assim como se observa na nossa cultura atual.

Matriz Lusa

O povo português era basicamente uma nação de pescadores, e graças a migração estrangeira para a península, desenvolveram a arte da navegação e muito da cultura de Portugal se dá pelos árabes e pelos judeus.
A península foi invadida várias vezes ao longo da história, se difundindo assim grande diversificação cultural. Os árabes foram o povo que mais contribuiu para a cultura de Portugal, muito da tecnologia e construções de Portugal vem desse povo.
A língua portuguesa foi transformada em idioma oficial em 1288 que também era fundada a primeira universidade e Lisboa se transformava em metrópole mundial.
Dom Henrique começou a organizar navegações para o desconhecido em busca de riquezas para Portugal. Os portugueses conheceram culturas mundiais trazidas pelos navegadores.

África, Berço da Humanidade

Toda a cultura brasileira está impregnada da presença africana, muitos dos costumes de nosso povo vêm dos negros africanos. Comidas, danças, religião, crenças, artesanatos e até o gosto pelas cores herdamos da cultura africana. O negro é o componente mais criativo da cultura brasileira.
Antes da chegada dos europeus à África, os africanos já conheciam a escravidão, os africanos já se escravizavam quando em batalha se vencia outro povo, ficando assim o povo derrotado submisso ao povo vencedor.
O povo africano é politeísta e cultuam os mortos ancestrais. A macumba, tão conhecida pelos brasileiros, é uma palavra de origem Yorumbá e significa festa no terreiro. Os africanos são antropocêntricos (homem como centro de tudo). Desenvolvidos, já conheciam a metalurgia antes da chegada dos brancos.

Brasil Sulino

Um Brasil diferente, é assim que é conhecida a região sul. Esta região começou a ser desenvolvida pelos açorianos e os portugueses. Os índios que existiam na região foram catequizados e urbanizados pelos jesuítas espanhóis.
Vendo o progresso do povo do sul, os bandeirantes foram para lá para escravizar os índios e explorar suas riquezas. Os brasileiros de origem italiana, alemã e polonesa ajudaram em seu desenvolvimento.
Com a junção e a conscientização do sul a cultura brasileira, formou-se também a desigualdade social naquela região, fato esse que é tipicamente brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário