16/04/09
1°) aprendi que a realidade cultural brasileira está muito mal discriminada no âmbito acadêmico. Que a capoeira atingiu níveis mundiais de conhecimento que eu nunca imaginava;
2º) me senti mais interado do assunto do que nunca na minha vida acadêmica. Ás vezes um sentimento bom por saber exatamente do que o professor estava falando;
3º) gostaria que o professor estivesse no local da aula no horário, sem atraso. Não falar segurando e olhando pra janela;
23/04/09
1º) que Pernambuco tem um nível maior de reconhecimento cultural que a Paraíba. A importância de política publica voltada a cultura local;
2º) me senti interagindo com o tema. Impotente diante da realidade cultural da Paraíba;
3º) reduzindo o frio no interior da sala de aula. Criando debates relacionados a cultura de cada aula da sala de aula;
30/04/09
1º) aprendi vários passos das danças culturais que foi fundada pelo povo do sul. Aprendi como ensinar às crianças e adolescentes estas danças populares vindas do sul;
2º) me senti bem por estar aprendendo coisas novas. Me senti cansado por ter dançado tantas musicas;
3º) equiparando o numero de meninos e meninas na hora das danças. Talvez se tiver outros dançarinos que já conhecem a dança pra ensinar dançando com as pessoas que não sabem;
21/05/09
1°) fiquei mais por dentro das heranças deixadas pelo povo indígena, aprendi mais 3 novos passos e relembrei os que já tinha visto.
2°) fiquei revoltado por saber que os índios tinham uma vida tão bonita e que isso lhes foi tirado por ganância dos portugueses.
3°) fora o atraso de costume a aula foi ótima.
27/05/09
1°) teve continuação com a apresentação do filme que relata a cultura portuguesa. Aprendi qual foi à herança desse povo invasor meu proporcionou.
2°) como a maioria me senti mal informado, pois o foi dito que quem “invadiu” o Brasil tinha sido a escória de Portugal, no entanto foi mostrado o contrario.
3°) poderia ter aberto um espaço para a turma fazer um debate sobre essa nova informação.
02/07/09
1°) demos continuação nos documentários, agora com o povo africano e sua contribuição para a formação do nosso povo. Aprendemos mais algumas danças do nordeste e foi dada uma contribuição no sentido de que existam novas áreas de trabalho, o exemplo dado foi a etnoginástica.
2°) senti que tinha muito do que os africanos nos deixaram como herança cultural.
3°) não tenho nenhuma crítica a fazer.
08/07/09
1°) aprendemos mais sobre a cultura do sul e o que eles tiveram de influencia dos povos europeus. Fiquei sabendo da coragem dos padres jesuítas em catequizá-los.
2°) senti que o povo do sul tem muito para oferecer do que eu imaginava.
3°) fora o atraso, somente a discussão ampliada sobre o vídeo que os alunos poderiam ter como o professor.
16/07/09
Foi repassado o passo do coco da roxa para a turma, eu já o conhecia mais teve algumas modificações por causa do nível da turma para aprender.
No final da aulas os alunos criaram alguns passos de cirandas, foi interessante, motivante e dinâmico.
23/07/09
Conheci o carimbo, dança da região norte do estado do Pará, a dança foi ministrada por duas alunas do curso que moravam no Pará.
Foi interessante e bem ministrada à aula, elas conseguiram prender a atenção dos alunos e os passos são interessantes.
30/07/09
Não aprendi muito porque o assunto ministrado eu já tenho um bom conhecimento, que é a capoeira, uma fato que eu relembrei foi algumas brincadeiras simples com alguns movimentos da capoeira.
.Penso que a aula poderia ter sido mais sistemática porque muitos alunos não estavam realizando os movimentos por ter um caráter livre e tinha muito aluno no local, com isso ficou um pouco bagunçado.
06/08/09
Dia do festival: Eu aprendi o a produzir um festival, a ensinar as crianças a dançarem e aprendi que com poucas coisas e com determinação se pode dar um sentido nas vidas de muitas crianças.
Me senti feliz por estar realizando um evento para crianças e que elas nunca vão esquecer.
Deveria ter uma mesa para os convidados, como professores, reitor, vice reitora etc.
Matriz Lusa: Por se tratar de um país com grande faixa de terra banhada pelo mar, fica evidente a necessidade de ter o conhecimento náutico. Primeiramente a sua principal fonte de trabalho era a pesca, com o passar do tempo Portugal foi evoluindo economicamente e financiou junto com a burguesia as primeiras grandes viagens marítimas. Dominou o mar índico e posteriormente o atlântico descobrindo a índia e o Brasil respectivamente. Fica claro que somente com tecnologia de ponta essas descobertas poderiam ser concretizadas. Mesmo sendo uma colônia de Portugal e possível perceber influências de povos que conquistaram esta península chamada Portugal, tais como Árabes, gregos, fenícios e gregos.
Matriz Afro: O povo africano tem uma diversidade enorme de língua e de cultura, talvez este seja o motivo que levou a existir antes mesmo dele ter contado com o europeu a escravidão. O africano denominado bandos tinha o conhecimento da cerâmica, criação do gado, agricultura, metalurgia, comércio e da escravidão antes de colonização dos europeus. A áfrica era um país de escravos e senhoras de escravos, estes escravos eram utilizados como moeda de troca, na agricultura etc.
Os povos mais conhecidos eram os Iorubá que no Brasil eram conhecidos como Nagôs, os Alças que sofreram influencias islâmicas que no Brasil eram os Malês.
O povo africano cultural os deuses e os ancestrais e os mortos, acreditam que exista 2 mundos o visível e o invisível e que exista uma interação entre eles.
Matriz Tupi: O índio tinha como costume viver a vida com tranqüilidade e aproveitar o que a terra lhe oferecia, dela ele tirava seu alimento, produzia sua arma pra guerra e seu enfeitava.
O índio tupi guarani passou quase que por toda extensão do Brasil deixando seu rastro que posteriormente os portugueses encontraram.
O índio tupinambá era um povo que adorava festa, dança e dedicavam-se à guerra. Este povo teve um contato mais direto com o europeu. Eles também realizavam rituais antropofágicos.
Para o índio sua função era de acordo com o gênero, se for menino o pai lhe ensinava a ser um bom caçador e se fosse menina a mãe lhe ensinava a agricultura e a fazer a comida. Para o índio não havia apropriação do conhecimento com fins de tirar vantagem de outro, o que um índio sabia todos poderiam saber.
As aldeias tinham um chefe que era o representante de tribo e mediador mais ele não dava ordens, pois para o índio não havia este tipo de comportamento. Algumas das heranças deixadas por este povo é de tomar banho com freqüência, se relacionar bem com a natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário