1ª Aula – 16/04/091)Conhecemos o trabalho que a cultura popular tem dentro da disciplina de Educação Física e com o vídeo sobre capoeira, do esquecimento desta arte dentro da nossa cultura e sua valorização lá fora.
2)Senti que não estamos preparados com a nossa cultura, não sabemos praticamente de nada a respeito, por outro lado senti orgulho por termos uma cadeira que aborde este tema.
3)Poderia ter indagado mais sobre a capoeira, sobre a sua atuação na área de Educação Física e sobre a cultura popular do Brasil, participando mais da aula.
2ª Aula – 23/04/091)Aprendemos o que é cultura, qual o conceito de carnaval, de onde vem essa festa, bem como suas implicações nas regiões do Brasil e o seu comércio e as suas formas de ser comemorado, tais como, maracatu, axé, etc.
2)Fiquei grato por aprender mais sobre a nossa cultura, principalmente sobre uma festa que o Brasil todo aguarda e fiquei com mais gana de conhecimento.
3)Criar um debate entre os alunos, sobre as diferentes concepções de carnaval e cultura e também suas respectivas experiências.
3ª Aula – 30/04/091)Foi a primeira aula prática onde aprendemos as danças populares da Região Sul (Pezinho, Balaio e Chote Carreirinha) e algumas da Região Sudeste (Tira o Chapéu e Caranguejo). O professor falou das características de cada uma e mostrou a coreografia.
2)Fiquei encantado, pois pude lembrar-me de algumas danças que participaram da minha infância e uma grande alegria por interagir com o grupo de alunos.
3)Relembrar de outras danças da minha terra e compartilhar com o grupo.
4ª Aula – 21/05/09
1)Constatamos o fato das influências que os índios deixaram inseridas em nossa cultura, como seus costumes e crenças. Também repassamos as danças aprendidas na aula passada e a implementação de mais 3 danças, Dança do Café, Pilar Café e Caninha Verde.
2)Senti que estava mais familiarizado com as coreografias, o que auxiliou na execução das demais me deixando mais motivado.
3)Não mudaria nada, a aula foi de bom entendimento e muito dinâmica.
5ª Aula – 27/05/09
1)Demos continuidade aos vídeos sobre matrizes, e assistimos sobre os portugueses, os formadores de nosso país. Aprendemos sobre as influências que receberam ainda em solo europeu e as que exerceram em nossa formação, e também a discussão de alguns pontos falsos sobre a cultura Lusa que aprendemos na escola. Na parte prática apenas revisamos as coreografias executadas.
2)Senti meio que enganado, pois na escola aprendemos uma concepção dos portugueses, mas quando vamos fundo na história verificamos que as coisas são bem diferentes. E sempre motivado para a aula prática.
3)Debater mais sobre o assunto dos portugueses com a turma e com o professor, criando um ambiente de discussão sobre o tema.
6ª Aula – 02/07/09
1)Aprendemos sobre uma nova perspectiva de trabalho dentro da ginástica de academia, a Ethnoginástica, que usa elementos da cultura popular dentro da ginástica de academia clássica. Assistimos a outro vídeo, esse falando do crédito da cultura afro no Brasil, e mostrando suas origens. Na parte prática aprendemos algumas danças da Região Nordeste (Caninha Verde/CE, Camaleão, Araruna e Galope).
2)Senti um pouco de dificuldade na execução das coreografias, pois ficamos muito tempo sem aulas, portanto não praticamos.
3)Novamente discutir mais sobre o assunto abordado no vídeo, gerando mais especulações sobre o tema.
7ª Aula – 08/07/09
1)Assistimos ao vídeo sobre o Brasil Sulino, quem são os gaúchos e o que o sul gerou para a formação do país. Não tivemos aula prática.
2)Senti uma saudade imensa da minha região, e ao mesmo tempo alegre por relembrar alguns fatos da história.
3)Poderia ter auxiliado mais sobre a Região Sul e seus costumes, já que morei lá boa parte da minha vida.
8ª Aula – 09/07/09
1)A aula foi apenas uma revisão de todas as coreografias já vistas durante a disciplina, sendo bem dinâmica e motivadora.
2)Um pouco mais confiante por ter relembrado das coreografias passadas.
3)Não vejo nenhuma modificação a ser feita.
9ª Aula – 16/07/09
2)Senti que não estamos preparados com a nossa cultura, não sabemos praticamente de nada a respeito, por outro lado senti orgulho por termos uma cadeira que aborde este tema.
3)Poderia ter indagado mais sobre a capoeira, sobre a sua atuação na área de Educação Física e sobre a cultura popular do Brasil, participando mais da aula.
2ª Aula – 23/04/091)Aprendemos o que é cultura, qual o conceito de carnaval, de onde vem essa festa, bem como suas implicações nas regiões do Brasil e o seu comércio e as suas formas de ser comemorado, tais como, maracatu, axé, etc.
2)Fiquei grato por aprender mais sobre a nossa cultura, principalmente sobre uma festa que o Brasil todo aguarda e fiquei com mais gana de conhecimento.
3)Criar um debate entre os alunos, sobre as diferentes concepções de carnaval e cultura e também suas respectivas experiências.
3ª Aula – 30/04/091)Foi a primeira aula prática onde aprendemos as danças populares da Região Sul (Pezinho, Balaio e Chote Carreirinha) e algumas da Região Sudeste (Tira o Chapéu e Caranguejo). O professor falou das características de cada uma e mostrou a coreografia.
2)Fiquei encantado, pois pude lembrar-me de algumas danças que participaram da minha infância e uma grande alegria por interagir com o grupo de alunos.
3)Relembrar de outras danças da minha terra e compartilhar com o grupo.
4ª Aula – 21/05/09
1)Constatamos o fato das influências que os índios deixaram inseridas em nossa cultura, como seus costumes e crenças. Também repassamos as danças aprendidas na aula passada e a implementação de mais 3 danças, Dança do Café, Pilar Café e Caninha Verde.
2)Senti que estava mais familiarizado com as coreografias, o que auxiliou na execução das demais me deixando mais motivado.
3)Não mudaria nada, a aula foi de bom entendimento e muito dinâmica.
5ª Aula – 27/05/09
1)Demos continuidade aos vídeos sobre matrizes, e assistimos sobre os portugueses, os formadores de nosso país. Aprendemos sobre as influências que receberam ainda em solo europeu e as que exerceram em nossa formação, e também a discussão de alguns pontos falsos sobre a cultura Lusa que aprendemos na escola. Na parte prática apenas revisamos as coreografias executadas.
2)Senti meio que enganado, pois na escola aprendemos uma concepção dos portugueses, mas quando vamos fundo na história verificamos que as coisas são bem diferentes. E sempre motivado para a aula prática.
3)Debater mais sobre o assunto dos portugueses com a turma e com o professor, criando um ambiente de discussão sobre o tema.
6ª Aula – 02/07/09
1)Aprendemos sobre uma nova perspectiva de trabalho dentro da ginástica de academia, a Ethnoginástica, que usa elementos da cultura popular dentro da ginástica de academia clássica. Assistimos a outro vídeo, esse falando do crédito da cultura afro no Brasil, e mostrando suas origens. Na parte prática aprendemos algumas danças da Região Nordeste (Caninha Verde/CE, Camaleão, Araruna e Galope).
2)Senti um pouco de dificuldade na execução das coreografias, pois ficamos muito tempo sem aulas, portanto não praticamos.
3)Novamente discutir mais sobre o assunto abordado no vídeo, gerando mais especulações sobre o tema.
7ª Aula – 08/07/09
1)Assistimos ao vídeo sobre o Brasil Sulino, quem são os gaúchos e o que o sul gerou para a formação do país. Não tivemos aula prática.
2)Senti uma saudade imensa da minha região, e ao mesmo tempo alegre por relembrar alguns fatos da história.
3)Poderia ter auxiliado mais sobre a Região Sul e seus costumes, já que morei lá boa parte da minha vida.
8ª Aula – 09/07/09
1)A aula foi apenas uma revisão de todas as coreografias já vistas durante a disciplina, sendo bem dinâmica e motivadora.
2)Um pouco mais confiante por ter relembrado das coreografias passadas.
3)Não vejo nenhuma modificação a ser feita.
9ª Aula – 16/07/09
1)Dividimos a sala em comissões de acordo com os grupos já formados para a realização do festival. Também aprendemos o Carimbó, dança do Norte, ministrada por nossas colegas Rubiane e Maria Clara.
2)Senti um imenso prazer em aprender um pouco da cultura Norte do nosso país.
3)Poderia também ter mostrado alguma dança da região Sul, enriquecendo assim mais a aula.
10ª Aula – 23/07/09
2)Senti um imenso prazer em aprender um pouco da cultura Norte do nosso país.
3)Poderia também ter mostrado alguma dança da região Sul, enriquecendo assim mais a aula.
10ª Aula – 23/07/09
1) Aprendemos mais sobre as danças da Região Nordeste, como Coco Paparú, Coco da Roxa, o Xaxado e também a Ciranda, onde tivemos que desenvolver alguns passos.
2)Senti bem em vivenciar um pouco da cultura da região onde moro e contente por estar com o grupo.
3)Talvez ajudado mais na hora de desenvolver os novos passos de ciranda, enriquecendo o acervo de todos, melhorando assim a aula.
11ª Aula – 30/07/09
2)Senti bem em vivenciar um pouco da cultura da região onde moro e contente por estar com o grupo.
3)Talvez ajudado mais na hora de desenvolver os novos passos de ciranda, enriquecendo o acervo de todos, melhorando assim a aula.
11ª Aula – 30/07/09
1)Tivemos uma discussão sobre o que os grupos já haviam conseguido para o festival, bem como os últimos detalhes para sua realização. Também aprendemos um pouco mais sobre a capoeira, e a forma de ensiná-la dentro das escolas, através de músicas e brincadeiras.
2)Ao término da aula, estava cansado, pois a capoeira exige muito do corpo, mas em compensação grato por estar aprendendo sobre nossa cultura.
3)Poderia ter proposto ao professor, para que nós alunos, desenvolvêssemos algumas brincadeiras para usar como metodologia nas aulas de capoeiras.
12ª Aula – 06/07/09
2)Ao término da aula, estava cansado, pois a capoeira exige muito do corpo, mas em compensação grato por estar aprendendo sobre nossa cultura.
3)Poderia ter proposto ao professor, para que nós alunos, desenvolvêssemos algumas brincadeiras para usar como metodologia nas aulas de capoeiras.
12ª Aula – 06/07/09
1)Como organizar e realizar um evento, também o quanto vale o trabalho do professor de educação física, e com a determinação do grupo podemos realizar qualquer coisa que almejamos.
2)Senti uma imensa satisfação por ter realizado o festival, grato por estar repleto de pessoas prestigiando e muito feliz por ver a felicidade nas crianças que estavam se apresentando.
3)Quem sabe se tivéssemos nos empenhado mais com o festival ele teria sido ainda melhor do que foi.
2)Senti uma imensa satisfação por ter realizado o festival, grato por estar repleto de pessoas prestigiando e muito feliz por ver a felicidade nas crianças que estavam se apresentando.
3)Quem sabe se tivéssemos nos empenhado mais com o festival ele teria sido ainda melhor do que foi.
13ª Aula – 13/07/09
1)Aprendemos mais sobre a capoeira, sua metodologia para adolescentes e adultos e também os tipos de música, esquivas e ataques.
2)Achei a aula muito produtiva, por conhecer mais sobre a capoeira fiquei com vontade de praticá-la. É um jogo que trabalha com todo o corpo.
3)Não tenho nada a acrescentar para a aula de hoje.
2)Achei a aula muito produtiva, por conhecer mais sobre a capoeira fiquei com vontade de praticá-la. É um jogo que trabalha com todo o corpo.
3)Não tenho nada a acrescentar para a aula de hoje.
Matriz Tupi
Os nossos ancestrais índios eram conhecidos como brasis e eram divididos devido à linguagem, mas foram os tupis que mais tiveram contato com os europeus. Os índios conheciam as plantas, os animais, viviam em total comunismo, eram completamente auto-suficientes, faziam tudo que iriam precisar para sua vida. Respeitavam os mais velhos e tinha uma divisão de tarefas bem nítida, onde os homens eram os caçadores e as mulheres as trabalhadoras. A liberdade sexual era livre e o fim do casamento era simples, a homossexualidade também era comum, não faziam segredo. A poesia, a música, o vinho e a arte permeavam por toda a vida dos índios. Porém, a arte mais renomada dos índios era a guerra, às vezes passavam um dia se insultando para depois guerrear, existia uma ética dentro da mesma, o povo que fosse dominado deveria deixar ser escravo, não podia fugir. Os prisioneiros eram sacrificados e comidos num grandioso ritual, como tudo na cultura indígena que eles acreditavam ter espírito e reverenciavam com rituais, vivendo harmoniosamente com a natureza.
Matriz Lusa
Portugueses formadores de nossa identidade. Devemos sentir orgulho de termos sido gerados por eles, um povo completamente cheio de cultura. Por Portugal ser cercado de água, desenvolveu-se uma superior tecnologia naval, por questões de sobrevivência. Uma nação que recebeu influências de vários povos, mas o principal foram os árabes, que ensinaram a cultura latina e grega, o uso dos algarismos arábicos (números) e a se fazer contas, ou seja, acabou criando em Portugal um grande mercantilismo, o que levou a sua ascensão como potência da época. Mas foi em Porto de Cali, que se criou uma nova língua, uma nova nação que queria expulsar os mouros e combater os castelhanos, esses eram os portugueses. Povo religioso que buscava construir o paraíso perdido aqui na terra para o gozo dos homens, através da festa do espírito santo. Com o passar do tempo a centralização do sagrado passou a ser econômica e Portugal precisava expandir, foi quando Dom Henrique financiado pelo Estado, pela ordem de Cristo e pela burguesia mercantil cria um corpo teórico e prático da ciência da navegação, com aventuras marítimas em busca de terras, povos para conquistar e riquezas, chegando as Índias, Sul da África e Brasil.
Matriz Afro
Os africanos foram à massa substancial de força de trabalho para a construção do nosso país. Vieram de várias regiões da África, os primeiros da costa ocidental, e os demais de regiões como Angola, Congo e de povos como os Nagôs. Já conheciam as técnicas de metalurgia, praticavam agricultura, criavam gado, se ordenavam em estados, organizavam comércio, tinham moeda e praticavam a escravidão bem antes dos europeus chegarem. Acreditavam que o sagrado estava presente em suas vidas e em um mundo divido em visível e invisível. Os mais velhos eram os líderes, faziam culto aos mortos para afastar coisas ruins ou agradecer, sempre pensando em um plano espiritual. No reino do Congo a sociedade era dividida em aristocracia, homens livres e escravos. Os escravos eram usados na agricultura, guerra, e principalmente como moeda de troca entre as nações que ali habitavam. A religião africana deve muito a vinda dos nagôs, pois através deles veio o culto aos orixás, que comandavam cada povo yourubá que aqui se instalou. Os africanos que aqui se empenharam para a construção deste país, não são mais africanos e sim brasileiros.
Brasil Sulino
A colonização na região sul do país foi efetuada pelos jesuítas espanhóis através de suas missões, uma forma do cristianismo de universalizar sua linguagem e as suas normas aos índios que ali habitavam. Essa reinvenção do homem criou um grande êxito mercantil com grande volume de mão de obra apta aos trabalhos, o que incomodou os mamelucos paulistas. Foi quando criaram as bandeiras (em torno de 2000 pessoas por bandeira) para adentrar no Sul expandindo o território e escravizando mais 300.000 índios para o setor canavieiro. Com a criação de gado colocada na região, também houve uma grande expansão e surgiram os primeiros gaúchos. Esses gaúchos não eram espanhóis, nem portugueses muito menos índios, eram índios destribalizados pela escravidão, mestiços de brancos com índios e brancos pobres. Foram através desses gaúchos originais que se definiram as fronteiras dessa região. Com a vinda dos imigrantes a economia sulina foi ativada e modernizada transformando o sul numa das regiões mais produtivas do país. O Brasil sulino é uma mistura de índios, negros e europeus, mas que formaram os gaúchos que se definiram portugueses e depois brasileiros.
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