Perguntas:
1- O que eu aprendi na aula de hoje?
2- Como me senti na aula de hoje?
3- Como eu poderia melhorar esta aula de hoje?
Respostas:
Data: 16/04/09
1- Aprendi um pouco sobre as diferentes manifestações de cultura que existem, em especial a capoeira, e também abri mais a minha mente em relação ao vasto mercado de trabalho que a educação física nos propicia, dependendo apenas do professor em aprender mais sobre formas alternativas de trabalho, e não apenas ficar nos conteúdos das disciplinas do curso.
2- Me senti bastante motivado com a cadeira de manifestações culturais, pois se você souber usar essas ferramentas como forma de trabalho, será um profissional digamos que completo, trabalhando o cidadanismo, diferentes formas de expressão, de pensamento, com seus clientes ou alunos, fazendo com que os mesmos não absorvam somente o que é passado para eles, e sim tenham uma opinião concreta sobre algo.
3- Como foi uma aula inicial à cadeira, eu achei que a mesma foi proveitosa, mas ao invés de ter passado um vídeo só sobre a capoeira, poderia ter passado um sobre algumas outras formas, creio que o professor irá fazer isso, mas de modo geral foi muito boa.
Data: 23/04/09
1- Aprendi um pouco sobre alguns tipos de manifestações carnavalescas em diferentes estados brasileiros como Ceará, Pernambuco e Bahia, através do vídeo mostrado pelo professor.
2- Gostei de ter visto o vídeo, aprendi muito sobre o maracatu cearense e pernambucano, algumas diferenças, o resgate da cultura local...enfim, foi muito proveitosa a aula.
3- Na minha opinião, ao invés de se tirar 5 conceitos do vídeo, deveria ser feito um relatório do vídeo, pois a turma ficou meio dispersa depois da saída do professor, se tivesse sido pedido um relatório, talvez houvesse uma maior atenção no vídeo por parte da turma.
Data: 30/04/09
1- Aprendi algumas danças bem interessantes, de diferentes regiões brasileiras.
2- Senti-me motivado com as mesmas, estava empolgado com a aula.
3- Mudaria o horário do termino da aula, que passou um pouco do tempo, me prejudicando um pouco, já que estou envolvido com alguns projetos dentro e fora da universidade.
Data: 21/05/09
1- Vi um vídeo sobre a matriz tupi e fui apresentado à algumas danças bem interessantes, de diferentes regiões, que pode-se muito bem usa-las como ferramenta de trabalho quando se busca uma ludicidade maior por parte, tanto do professor como do aluno.
2- Essa é uma cadeira que eu achava que n iria curtir muito, mas estou mudando a cada aula minha opinião.
3- Mudaria, se possível, o humor do professor, que com todo respeito, as vezes é um carrasco.
Data: 02/07/09
1- Vi um vídeo bastante interessante sobre a matriz afro e em seguida aprendi algumas danças que exigiam bastante da coordenação motora do praticante, bem atrativo para o praticante.
2- Me senti, depois de algumas semanas sem aula, um pouco desmotivado com a cadeira em relação as danças, preferiria ter ficado vendo vídeo mesmo.
3- Entendendo o lado do professor, sua doença e tudo mais, mas também sendo racionais, tanto um lado como o outro, que poderia ser exigido um pouco menos por parte do professor em relação as cobranças das atividades, pegar um pouco mais leve com a Tuma.
Data: 08/07/09
1- Assisti um vídeo sobre o Brasil Sulino, que por sinal foi bem legal, conhecer um pouco da cultura dos estados da região Sul, sua historia...
2- Senti-me meio impaciente no decorrer do vídeo, pois estava meio febril.
3- Não mudaria nada na aula de hoje.
Data: 09/07/09
1-Revi as danças apresentadas a turma até agora e aprendi mais algumas, foi uma aula cansativa mas bem legal.
2-Senti-me bastante empolgado com a aula, estava com bastante disposição para a realização dos passos.
3- Mudaria o horário de termino da aula, pois continua passando da hora de término, que é meio dia, e tenho compromissos a tarde também.
Data: 16/07/09
1-Aprendi o Carimbó com minhas companheiras de sala Rubiane e Maria Clara, que por sinal foi bastante interessante
2- Fiquei bastante atento a aula das meninas e notei que elas tem jeito para professoras...hehehe, fiquei bastante contente com a aula.
3-Não mudaria.
Data: 23/07/09
1- Aprendi a organizar um evento, seja de danças populares ou qualquer outro, pois a estrutura é a mesma, e será de grande valor no futuro e também aprendi algumas danças do Nordeste.
2-Senti-me motivado com as danças, pois as mesmas requerem uma grande coordenação motora e também iria trabalhar uma delas com meus alunos, então me concentrei bastante na aula.
3-Mudaria minha atitude em relação a um companheiro de turma que não foi a melhor, mas me desculpei com o mesmo e ele entendeu porque eu tive aquela reação.
Data: 30/07/09
1- Aprendi um pouco sobre a capoeira, sobre sua origem, alguns cantos, a ginga, entre outros passos da mesma.
2-Me senti bastante motivado, pois sempre curti a capoeira, já fiz quando mais novo e foi muito bom relembrá-la.
3-Mudaria o jeito ditador do professor e o horário de termino da aula, mais uma vez.
Data: 06/08/09
1-Ocorreu o VIII Festival de Danças Populares da UFPB e aprendi que no final tudo dá certo.
2-Fiquei muito feliz com o andamento do festival e por tudo ter dado certo.
3-Mudaria a hora de inicio do festival, que começou quase as 9:30.
Data: 13/08/09
1-Aprendi um pouco mais sobre a capoeira e revi a aula anterior sobre a mesma.
2-Me senti bastante motivado, pois, como já havia dito, fiz capoeira quando criança, sempre curti a mesma e foi bom botá-la em prática, além de ter tocado berimbau depois de anos.
3-A aula foi bastante produtiva, mudaria apenas o final da aula, onde ocorreram algumas discussões sobre o festival, mas nada adiantava pois o mesmo já ocorrera, e também terminaria a aula na hora, pois muitas pessoas tem compromissos a tarde, dentre elas, eu.
Matriz Tupi
O Tupi é apenas um dos mais de 30 troncos lingüísticos que existem no Brasil. O nome Brasil não surgiu por causa do Pau Brasil, mas sim pelo nome Brasis, dado à população indígena pelos portugueses que aqui chegaram. Essa população tinha os mesmos comportamentos. Os Tupis Guaranis saíram da Amazônia em direção ao litoral, e de lá se propagaram para o sul e norte do país, na época do descobrimento. Cada aldeia era auto suficiente, conheciam tudo na selva, plantas, animais, os benefícios e malefícios de cada um, sempre preservando. Dessas populações Tupis, destacam-se os Tupinambás, por serem os que tiveram mais contato com os portugueses. Eles viviam pelas lutas e pelas celebrações, acreditavam muito no espiritismo, que existia um Deus para cada coisa. Viviam em Ocas comunitárias e o aprendizado sempre vinha dos mais velhos. Possuíam liberdade sexual, mas com muito respeito entre si. O fim do casamento era simples e direto. Eles tinham um grau de aceitação incrível, conseguiam achar o ponto de equilíbrio entre eles, muito diferentes de nós. Comparados com os mesmo, estamos muito ultrapassados. Quanto aos seus inimigos, eles não tinham piedade, mas nunca os devoravam moralmente, e sim fisicamente. Os que não fossem mortos nas batalhas e capturados, eram levados para a aldeia para serem comidos. Mas antes disso, o inimigo capturado recebia uma índia para se divertir antes de seu sacrifício. Quando sacrificado, ele era dividido em partes, assado e comido, e suas vísceras eram usadas para se fazer uma espécie de mingal, daí o nome muito popular hoje em dia. Para esse sacrifício existia todo um ritual. Como dito anteriormente, eles cultuavam muito a questão dos deuses para cada coisa e dos rituais. Eram os Caapós ( moradores das matas ). Todos na aldeia sabiam de tudo o que acontecia, não existia segredo entre eles, também não existia a ordem. Desde criança, aprendem a cultuar tudo, festejar, sorrir, brincar, respeitar...Deles herdamos muita coisa, como o hábito de tomar banho todos os dias, cultivar ervas, frutas...mas estamos fugindo de nossas raízes, a cada dia que passa, e ai fica uma pergunta: Como será daqui a 50 anos??!!
Brasil Sulino
Começa através dos Jesuítas espanhóis, através das “Missões”. A missão jesuíta surgiu com a tentativa de dissipar sua cultura. Tiraram dos índios a sua capacidade de lutar, de se impor, transformando-os em trabalhadores disciplinados, escravos. Os bandeirantes iam para matar, desestruturar as aldeias e levá-los para outros locais
Os primeiros gaúchos são uma mistura de varias culturas, raças, desagregados e fugitivos. Eram livres e brigavam pelo limite de fronteiras. Alguns se tornaram portugueses e brasileiros, outros espanhóis. O Sul do país foi, do ponto de vista geopolítico, a fronteira mais problemática para determinação territorial. O gaúcho campeiro dá lugar ao negro escravo. Eles se definiram como portugueses e por fim, brasileiros. Imigrantes vivem um destino comum dentro do quadro nacional. O Sul ainda não avançou culturalmente como a maioria dos estados, ainda conserva suas raízes. O antigo gaúcho é o “Peão”. A urbanização e a industrialização criaram suas formas de comunicação, entre outros, escondendo profundamente a originalidade. O Brasil Sulino é um “laboratório”, onde a cultura brasileira demonstra sua vitalidade.
Matriz Afro
A África é uma união de culturas locais. Toda cultura brasileira leva resquícios da cultura africana. Eles dominavam e possuíam, e ainda possuem, grandes praticas, como a criação de animais, fabricação de moedas, a metalurgia, entre outros costumes. Quanto a religiosidade, tinham como filosofia de vida o Sagrado ( natural e extra natural estão separados ). Eles eram Antropocêntricos. Acreditavam em vários Deuses que eram servos de um único Deus. Esses deuses variam de região para região. Cultuavam seus ancestrais...toda vida é sagrada e no centro está o ser humano.
O continente africano é um continente de escravos e de senhores de escravos. Essa escravidão já existia antes mesmo da chegada dos europeus, mas era uma escravidão diferente. No Séc. 18 houve uma mudança de contingentes negros para o Brasil. Aqui alguns povos ficaram conhecidos como nagôs. O povo africano para tudo tem um cântico, uma forma de reverenciar várias situações. A cultura se desenvolveu em quatro pilares e os povos dão muito valor a essa cultura, pelo fato da chegada dela aqui no Brasil e em outros lugares ter sido marcada por sofrimentos e perdas.
Matriz Lusa
Na época do descobrimento, Portugal estava na vanguarda dos povos. Suas características contestavam com tudo que se via pela Europa. A começar pela precocidade de seu surgimento como nação, a primeira do mundo. Portugal tem a fronteiras mais antigas da Europa. Era uma faixa estreita, de mais ou menos 1,5 milhões de habitantes. Isso fez de Portugal um país de pescadores e de navegadores e necessariamente um país onde a tecnologia naval foi desenvolvida de uma forma diferente, por questão de sobrevivência, resultando numa tecnologia que recebeu uma contribuição de povos Árabes e Judeus.
Desde tempos remotos, o território, hoje português, serviu de ponto de encontro de outras civilizações, em busca de cobre e estanho. Viviam em uma economia agropastoril, praticavam cultos e faziam oferendas a seus deuses. No Séc. 8 a. C., os Fenincios invadiram a Península, trazendo a metalurgia do ferro, as primeiras formas de escrita e o conceito de cidade. Depois vieram os Gregos e Cartagineses, marcados pela navegação e comércio. Em 218 a. C., os Romanos invadem a Península, dominando outros povos e substituindo suas línguas pelo Latim, um Latim diferente, resultando em espanhol e português. Os europeus se orgulham de serem herdeiros da cultura latina e grega, mas na verdade foram dos Árabes que veio essa cultura.
Pode-se atribuir à influência Israelita muito do mercantilismo nas tendências do português. A partir de Portucale, que era um Condado chamado de Condado Portucalense, uma nova realidade começa a se criar e a preocupação desse povo foi a criação de uma nação que foi se formando a partir de algumas ações. Esses eram os portugueses.
Em 1288, o português se torna a língua oficial do país. É fundada a primeira universidade e Lisboa se converte em Metrópole internacional. A centralização sobre o Sagrado dá lugar a centralização no econômico. Financiado pelo estado, pela ordem de Cristo e pela Burguesia, Don Henrique desenvolve um programa de exploração, para conhecer o desconhecido. Começa suas expedições pela costa Africana, que para eles era o limite, era o que conheciam. O infante morre em 1460, mas a aventura marítima em busca de riqueza e de povos a conquistar não para, chegando ao Cabo da Boa Esperança, desvendando-se então o Mar Índico. Eles escravizam negros e criam empresas produtoras de gêneros tropicais. Em 1498, Vasco da Gama alcança a Índia e outros Mundos se revelam, fazendo com que Portugal adquira traços de outras civilizações. Depois veio Cabral, que através de suas expedições chega ao Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário