- Dia 16/04/09
• Foi um dia que aprendi muitas coisas que irão me ajudar como pessoa valorizadora da nossa cultura. Assistimos a um vídeo sobre a capoeira, que muitas vezes é esquecida por muitos, e sendo uma modalidade belíssima, que poderia ser ensinado por muitos educadores físicos, uma área nova a se seguir, e não ficar bitolado as práticas que já estão saturadas no mercado. Tivemos a apresentação da disciplina, o programa da disciplina e as normais gerais de conduta dos alunos.
• Passei um momento de reflexão sobre tudo o que foi falado, e percebia a grande necessidade dos educadores físicos nessa área, podendo resgatar a cultura brasileira para nossas aulas.
• Acho que o que poderia ser melhorada na aula seria a demonstração de várias outras modalidades existentes que estão esquecidas por nós alunos e povo brasileiro que muito pouco valoriza a nossa cultura.
- Dia 23/04/09
• Nesse dia nos foi passado um vídeo sobre a cultura, onde foi dado o conceito geral sobre mesma, abordando neste tema o carnaval que é uma festa brasileira muito esperada por todos, samba, este sendo muito dançado e admirado pelo povo brasileiro, maracatu uma dança de cortejo a rainha que é uma expressão popular de Fortaleza. Sendo uma aula de muito aprendizado para mim
• Senti-me um pouco perdida na aula a certo momento, pois dúvidas que tive sobre o vídeo não pude tirar, devido ao fato de o professor ter precisado sair para resolver alguns problemas e nos ter deixado sois na sala.
• A aula poderia ter sido melhor se o professor estivesse presente na sala, pois tiveram alguns momentos que não pude escutar o vídeo devido a turma ter feito muito barulho.
- Dia 30/04/09
• Este dia, pude aprender a como fazer para criar um blog, achava que era muito complicado, mas vi que na verdade era muito simples e fácil de fazer. Este foi o primeiro dia que tivemos de aula prática e as danças que aprendemos foram: Pezinho (região sul), Balaio ( região sul), Chote carreirinha (região sul), Tira o chapéu ( região sudeste), Caranguejo (região sudeste).
• Senti-me muito bem nessa aula, pois uma das coisas que mais gosta de fazer é dançar, foi um momento de aprendizado e descontração.
• Acho que poderia ser interessante para melhor esta aula, um vídeo com as danças populares que iríamos aprender nos mostrando as vestimentas e a dança própria mente dita, e em seguida ir para prática.
- Dia 21/005/09
• Vimos um vídeo que falava sobre a Matriz Tupi que se iniciou na Amazônia e espalhou pelo mundo todo, mostrando os costumes indígenas, comidas, viviam em aldeias, sendo auto-suficientes. Com isso pude ter o conhecimento mais profundo dos nossos primeiros habitantes e a cultura que nós herdamos desse povo maravilhoso. Tivemos também aula prática e as danças ensinadas foram: dança do café (região sudeste), Pilar café (região sudeste), Caninha verde (região centro-oeste).
• Sentir uma enorme satisfação em saber que a nossa origem faz parte também da cultura indígena.
• As aulas poderiam ser mais variadas com relação aos vídeos, para que não corra o risco de se tornar algo cansativo e repetitivo. Vídeos que mostre as danças que estamos aprendendo.
Dia 09/07/2009
•Tive a chance de relembrar as danças vistas até então, de modo que foi esclarecido várias duvidas que tinha, foi ensinado rapidamente o Coco Pararú.
•Me sentir muito motivada por saber que havia aprendido todas as danças e o quanto nosso país é rico em cultura.
•Nesta aula não mudaria nada, pois foi muito dinâmica e divertida.
Dia 16/07/2009
•No início da aula organizamos a turma por comissões, esclarecendo as dúvidas sobre o festival, em seguida tivemos aula prática onde tive a oportunidade juntamente com Rubiane, de mostrar a nossa cultura (norte) ensinando a turma o Carimbó.
•Senti-me muito feliz por ter contribuído com a aula do dia.
•Acho que a turma se perdeu um pouco no momento da aprendizagem do Carimbó, desse modo mudaria a forma de como foi passada a dança, de uma forma que a turma não ficasse tão perdida.
Dia 23/ 07/2009
•Aprendemos algumas danças da região nordeste como, Coco Pararú, Coco da Roxa, Ciranda (onde tivemos a oportunidade de inventarmos passos novos), e o Xaxado.
•Foi uma aula muito motivadora, pois pude aprender um pouco mais sobre a cultura do nordeste.
•Não passaria tanto do horário da aula, para que a turma não fique desestimulada, tirando a atenção de muitos, ficando cansativo.
Dia 30/07/2009
•Cheguei um pouco atrasada na aula, mas pude ter a oportunidade de aprender ainda um pouco sobre a capoeira e algumas atividades lúdicas.
•A aula foi muito divertida
•Não acrescentaria nada nesta aula.
Matriz tupi
A matriz tupi teve seu início na Amazônia e se difundiu pelo mundo todo ao passar dos anos. Os índios tinham vários costumes, e sobreviviam da pesca e da caça, vivendo em aldeias que eles mesmos construíam sendo um povo auto-suficiente. Os índios foram os primeiros habitantes das terras brasileiras, antes do descobrimento do Brasil.
Eles acreditam que tudo tem espírito, os animais, as pessoas e as florestas, e todos viviam debaixo do mesmo teto como se fossem comunistas. Os homens quando casavam poderiam se separar de forma natural, quando estavam interessados em outra mulher.
Na aldeia havia uma estrutura de poder tendo o cacique que era o mais velho chefe da aldeia, sendo respeitado por todos da população. A mais honrada atividade dos índios eram as guerras onde os inimigos ficavam se insultando até ter o momento de partir para a batalha e os prisioneiros oprimidos para no outro dia ser comido pelos índios. Tendo uma vida harmoniosa vivendo magnificamente integrados a natureza, onde realizam danças, brincadeiras e riem muito.
- Dia 27/05/09
• Neste dia nos foi passado o vídeo sobre a Matriz Lusa que é uma matriz portuguesa, onde foram eles que geraram o Brasil quando foi descoberto. A aula prática deste dia foi à revisão de todas as danças aprendidas nas aulas anteriores.
• Senti-me satisfeita com a aula, pois com a revisão pode das danças pode tirar algumas dúvidas que tive com relação a alguns passos.
• O tempo das aulas práticas são muito curtas, e sinto que se aumentasse um pouco mais o tempo dessas aulas, poderíamos aprender com mais tranqüilidade as danças.
Matriz lusa
O Brasil foi gerado pelos portugueses com a sua descoberta. Deve-se tirar o preconceito existente dos Brasileiros com relação aos portugueses, pois foram pessoas preparadas, inteligentes e com muita cultura.
Portugal que era um país de pescadores e navegadores era muito ligados a cultura árabe, tendo a parti histórica dos árabes passadas para os portugueses e conseqüentemente para o Brasil.
A festa do Divino que ocorre no Maranhão é comemorada de forma absoluta, cultura herdade pelos Portugueses que também realizam esta festa.
A grande característica dos portugueses é que é uma cidade mercantilista, ocorrendo a centralização da sua economia. A língua escrita portuguesa é muito diferente da língua falada.
- Dia 02/07/09
• Assistimos ao vídeo que falava sobre a Matriz Afro foram os povos africanos que atravessaram o oceano atlântico para chegar ao Brasil, mostrando também sua enorme variedade de costumes e cultura. A aula prática foi aprendida as seguintes danças: Caninha Verde (região nordeste), Dança do Camaleão (região nordeste), Araruna (região nordeste) e O Galope (região nordeste).
• Me sentir mais motivada nessa aula, pois as danças aprendidas foram mais animadas e mais interessantes do que as outras ao meu gosto.
• Nós poderíamos realizar as aulas práticas com roupas a caráter da dança, para que a aula fique mais interessante e atrativa.
Matriz Afro
Muitos povos africanos atravessaram o oceano atlântico para chegar às terras brasileiras, os primeiros chegaram pelas costas da região sul. Eles produziam objetos de cerâmica, caçava, pescavam e produziam seus próprios alimentos.
Eles acreditam na criação, do visível e do invisível. Praticava culto aos mortos, um constante culto aos ancestrais com o objetivo de distanciar as coisas ruins. A vida era considera sagrada entre os africanos.
Havia um rei que coordenava todas as famílias, quando o rei aparecia sentava-se em uma cadeira de marfim com suas vestimentas luxuosas e dava à benção ao povo.
Os escravos eram comprados e vendidos mesmo muito antes da escravidão no Brasil, esta prática já existia na África.
- Dia 08/07/09
• Assistimos ao vídeo que falava sobre Brasil sulino que surgiu pelos jesuítas espanhóis que chegaram ao sul, nesta aula não tivemos a parte prática, pois não houve tempo suficiente para fazer.
• Sentir que a aula foi muito proveitosa para todos, achei muito interessante o vídeo passado.
• Melhoraria esta aula abrindo um debate sobre o tema, para deixar a aula mais dinâmica.
Brasil Sulino
Surgiu pelos jesuítas espanhóis que chegaram ao sul, que tinham como pretensão universalizar a sua linguagem. Uma das características do modo de vida dos jesuítas era que as ruas eram divididas em lotes, não existindo um espírito possessivo por coisas matérias. Escravizarão cerca de 3.000 mil índios pelos espanhóis sulistas.
O gaúcho fora uma etnia nascentes, com a mistura de brancos, índios e ECT. Eles se expandiram pelos campos juntamente com a enorme quantidade de gados.
Foram feitos acordos e trocas pelos povos para definir as fronteiras, os portugueses conseguiram partes generosas de terras definindo as fronteiras brasileiras.
Os gaúchos acabaram se definindo como portugueses e por último, como brasileiros.
Dia 06/08/2009
· Neste dia foi realizado o festival, um momento que nós tivemos a oportunidade de apresentar os trabalhos feitos nas escolas com as crianças, como a exemplo o meu grupo ficou responsável pela dança carimbo e a ciranda. O festival foi realizado no centro de vivencia.
· Me senti muito feliz por está tendo essa oportunidade e deixar as crianças muito alegres.
· Fiquei insatisfeita, pois o lugar não estava muito propício para o evento, com muita poeira, mudaria para um local mais reservado e protegido como o ginásio esportivo por exemplo.
Dia 13/08/2009
· A aula hoje foi muito boa, pois tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a capoeira, com suas diversidades de músicas sendo algo bem espontâneo, e sua variedade de movimentos.
·Me senti muito encorajada, pois conseguir fazer vários movimentos que achava que não conseguiria fazer.
·Não mudaria nada nesta aula, pois foi uma aula muito bem dada pelo professor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário