1° Diário:
1.O que aprendi na aula hoje?
R: Temos que buscar o melhor de nós.
Como a profissão tem que ser valorizada para que seja respeitada diante da sociedade.
Sobre a capoeira e da sua importância no mundo.
2.O que eu senti na aula hoje?
R: Um pouco triste por não está buscando o meu melhor.
Temerosa com a disciplina.
Leiga sobre a importância da capoeira.
3.Como poderia melhorar essa aula?
R: Dando a aula pratica da capoeira.
Mostrando a metodologia de Ensino da capoeira.
2° Diário:
1.O que aprendi na aula hoje?
Valorizar a Universidade e aproveitar o que ela oferece ao máximo.
Que a palavra tem poder.
Os diversos tipos de carnaval caracterizado de acordo com as suas regiões.
2.O que eu senti na aula hoje?
Preocupação por não está envolvida com os projetos acadêmicos
Entristecida com minha situação atual.
3.Como poderia melhorar essa aula?
Ficar na aula para poder esclarecer duvida.
Provocar debates sobre o que esta sendo passado na sala.
3°Diário:
1.O que aprendi na aula hoje?
Como fazer um blog, blogar e postar.
A valorizar a profissão.
Sobre as danças populares brasileira da região sul.
2.O que eu senti na aula hoje?
Feliz, pois adoro dançar.
Descoordenada por não saber os passos das danças.
3.Como poderia melhorar essa aula?
Separando a aula teórica da aula pratica das danças de acordo com o dia.
Que sejam em dias diferentes.
4° Diário:
1.O que aprendi na aula hoje?
Sobre a cultura indígena.
A importância do índio para formação da cultura brasileira.
Danças populares da região sudeste.
2.O que eu senti na aula hoje?
Leiga sobre a cultura indígena.
Feliz por se aula de dança.
3.Como poderia melhorar essa aula?
Associar a pratica da dança com um maior conhecimento sobre a cultura local.
Motivar a turma a estudar sobre o assunto da aula antecipadamente.
Provocar debates.
5°Diário: Faltei
6°Diário:
1.O que aprendi na aula hoje?
Sobre a cultura Africana.
O significado de xangô.
As Danças populares da região nordeste.
2.O que eu senti na aula hoje:
Ignorante com relação à cultura Africana.
Feliz por dançar.
Cansada com a dança da caninha verde.
3.Como poderia melhorar essa aula?
Mostrar na pratica com excursão à cultura africana, através de exposições, etc.
Promover debates sobre a aula.
7°Diário:
1.O que aprendi na aula hoje?
Sobre a cultura Sulina.
Que a cultura sulina provem de diversas raças.
Sobre o jogo do bocha.
2.O que eu senti na aula hoje:
Entediada com o fato de ser uma aula de vídeo.
Surpresa com a cultura Sulina com sua origem.
3.Como poderia melhorar essa aula?
Induzir a turma a estudar sobre o assunto da aula antecipadamente.
Promover debates.
Matriz Tupi:
Antes da chegada dos portugueses o Brasil já era habitado pelos Tupis também conhecidos como brasis. Sua cultura era bem definida, a sua organização social os homens faziam o trabalho de caça e guerra e as mulheres possuíam a técnica da agricultura e cuidavam do lar. Quanto à religião eles eram espiritualistas acreditavam na vida após a morte e o mais velho detinha todos os saberes e os iam passando para os mais novos. Os índios Tupis não possuíam características políticas, não existia o ato de ditar ordens e o conhecimento de um era de todos. Assim fica evidenciado de onde vêm alguns de nossos hábitos corriqueiros.
Matriz Afro:
O povo africano, povo de cultura e linguagem diversificada, possuía o domínio da agricultura, metalurgia, artesanato e a sua organização se davam de maneira heterogênea e nômade sua religião caracterizava-se como espiritualista. Eles acreditavam numa dualidade do mundo no qual reverenciavam o Deus, Pai e Criador de tudo, criam também no poder dos feiticeiros e o Rei, adornador, era o abençoador. Os povos mais conhecidos eram os Iorubas que no Brasil eram conhecidos como Nagôs, os Alças que sofreram influências Islâmicas no Brasil chegaram com idéias antiescravistas, gerando às revoltas. Como os indígenas o respeito estava com os mais velhos, mais experientes, com isso percebemos como a cultura brasileira está impregnada desses vários costumes e elementos cujas heranças da religião, estética e economia monetária, etc, no qual nós adquirimos e exufluirmos no nosso dia a dia.
Matriz Sulina:
A população Sulina surgiu da chegada dos jesuítas em missão de catequizar os índios guaranis que habitavam o Brasil nessa região. Com a catequese os índios perderam seus costumes sua cultura e passaram a fazer um trabalho disciplinado para êxito mercantil. Os mamelucos paulistas, gananciosos, ladrões, conhecidos como Bandeirantes, pegaram parte do comercio indígena. Surgiu então uma nova etnia a dos mestiços, mistura de índios e de brancos pobres que eram destituídos das missões e sobreviviam do gado das Pampas chaco, do Pantanal. Nasce também uma nova cultura que se consolida com a chegada dos imigrantes(alemães e italianos). Chamado de gaúchos vivem no campo, fabricam o seu próprio alimento( macarrão, pão, café, milho), criam gado e produzem festa religiosas como a do Divino Espírito Santo, um costume açorianos.
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