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quarta-feira, 8 de julho de 2009

Allan Sátyro Gomes -Diário de Bordo e Matrizes

16/04 faltei

23/04 faltei

Dia 30/04


O que eu aprendi?

A origem das danças típicas de algumas regiões, danças regionais como: tira o chapéu, dança do pezinho, balaio. Chote carreirinha.

Como me senti?

Gostei da teoria [ contexto histórico ] como também das práticas.

O que mudaria?

Iria mais a fundo no contexto histórico das danças e não a mera reprodução das danças.

Dia 21/05


O que aprendi?

Aprendi sobre a origem dos índios, seus hábitos diários, costumes, religião, em fim sua vida em sociedade.

Aprendi também sobre as danças regionais pilar café, caninha verde, cavalo piancó.

Como me senti?

Gostei da escolha da literatura usado, ótimo recurso visual.

O que mudaria? Iria mais adiante com discussões sobre a matriz tupi.

Dia27/05


O que aprendi?

Um vasto conteúdo sobre a influência portuguesa na formação do povo brasileiro. Assim como a revisão de algumas danças já vistas.

Como me senti?

Conformado com o conteúdo do vídeo o povo brasileiro – matriz lusa. É um ótimo professor.

O que mudaria?

Não altera as danças. Faria debates profundos do curta.

Dia 02/07 faltei. Porém assisti ao vídeo.

Dia 08/07


O que aprendi nessa aula

Apartir do vídeo matriz sulina aprendi muito sobre a formação do povo do sul do nosso país, onde a cultura se formou a partir dos espanhóis, portugueses,alemães, holandeses .

Vi também a questão dos indígenas que foram transformados em outros seres, pela ação dos jesuítas.

Como me senti?

Bastante satisfeito, os curtas sempre instigam, gera curiosidade o que me faz procurar mais informações a cerca de.

Como posso mudar essa aula?

Não vejo necessidade de mudanças.

Dia 16/07

O que aprendi nessa aula?

Aprendi danças do norte como o carimbo, apresentado com a ajuda das alunas da turma.

Como me senti. ? Satisfeito com a interação da turma, foi divertida a aula e curioso o estilo das danças do norte.

O que mudaria?

Sinceramente nada. Só o tempo da aula que acabou sendo pouco.

Dia 23/08

O que aprendi nessa aula?

As danças coco paparú ( típica do nosso estado), coco da roxa, ciranda e xaxado.

Como me senti nessa aula?

Gostei muito, pelo fato de trazer a dança do meu estado.

O que mudaria?

Iria mais a fundo na teoria e não me prestaria a reprodução incessante das danças.

06/08


O que aprendi?

Vi o resultado do trabalho feito nas escolas em prática.

Como me senti?

Feliz pelo trabalho ter dado certo. Que só aconteceu pela força de vontade de todos os alunos.

O que mudaria?

Daria livre arbítrio para escolhas.


PRINCPAIS PONTOS DO CURTA: O POVO BRASILEIRO – MATRIZ TUPÍ, DARCY RIBEIRO.


Finalidade da vida

Diferente do ser humano atual a cultura indígena tinha como a finalidade da vida simplesmente viver, e viver em sua forma mais simples, mais natural, gozando em tudo no seu dia a dia. Tinha em sua visão um mundo que era regido por espírito e cada um com sua função, eram espírito de colheita, do macaco entre outros. Acreditavam na existência de um paraíso, o majubiar, que seria um jardim chio de cantos e danças. Tinha em seu ser uma realidade


Estrutura social

O índios seguiam o modelo dos mais velhos, modelo que consistia em seguir as orientações passadas ao longo da vida pelos mais velhos, onde se define o que se faz ou não. Nessa estrutura os homens acabam sendo responsáveis pela defesa, construção de armas, caça e pesca já as mulheres ficam com tecelagem, comida e bebidas. Existia também nessa estrutura a liberdade sexual, sendo comum o homossexualismo, como também a liberdade na troca de parceiros nos casamentos.


A guerra

A guerra na tribo tupinambá se fez mais influente, pode dizer que era a mais honrada atividade realizada pelo índio. Na guerra, uma grande preocupação estava na estética, rituais de preparação com pinturas e danças eram feitas como forma de intimidação e afrontamento das tribos. A ética na guerra era elemento de grande valor, mais valia ser devorado fisicamente que perder a sua moral. Nos rituais pós guerra os tupinambás devoravam seus reféns, criando uma cerimônia de festejos bem atípico das outras tribos.


MATRIZ AFRO

Pontos principais.

1 – estrutura social.
É interessante notar a complexidade da organização social dos africanos. Viviam em sociedade organizada, com a presença de 3 classes, e já havia a prática de escravidão entre os mesmos. Tinham conhecimento da agronomia, agricultura e metalúrgica. Dominavam o comércio antes mesmos da chegada dos europeus .

2- religião
Já eram um dos povos que adotavam um deus maior, o criador. Idéias próximas da realidade cristã. A religião afro é uma riqueza inigualável. Suas crendices, seus deuses, formam uma força ímpar que rege a vida do negro, ameaça o homem branco. e leva o negro a sofrer e valorizar cada vez mais.

3- arte
Firmada em 4 pilares(comunidade, natureza, a pessoa e a criação). A arte afro revela os valores além do normal, são manifestações extraordinárias que mostram a tradição e o passado, a sua história.

Matriz Lusa

1 Ponto: Festa do Espírito Santo.

É unânime a presença marcante da religiosidade e crenças nas civilizações, tribos etc. Na formação lusa não foi diferente, a festa do espírito santo chama muito atenção, é uma forma de recriar o paraíso( céu) na terra, consiste em uma festa popular com ideais cristãos e se confunde com ma festa folclórica com rituais, criações artísticas, encenações entre outros aspectos.

2 Ponto: Aspectos da formação

Assim como todas as nações, Portugal sofreu influencia em vários pontos. Uma nação aberta para o mar recebia diferentes povos, diversidades zoológicas, botânicas e culturais. Somando a diversidade já existente, tornaram-se uns pais de plurais.

3 Ponto: formação econômica e social.


Espanta ver que Portugal desde sua origem continua sendo um país agropastoril. É notável a alta especialidade que Portugal detinha na área naval, graças às condições geográficas que a fizeram grandes navegadores e construtores. Mas espanta perceber que essa especialização não foi levada a frente, tornando-se um país não lembrado como referencia na construção naval e sim agropastoril.

O POVO BRASILEIRO – Brasil Sulino.

PONTOS PRINCIPAIS.

1- Formação : Na formação do povo sulino temos a forte presença dos espanhóis e portugueses, como também mais tarde dos holandeses e alemães. Os portugueses que sempre quiseram conquistar territórios, e as fronteiras sulinas foram as mais difíceis na luta por território, porém com vitórias.

2- O índio e os jesuítas: outro aspecto importante é a questão da prática dos jesuítas que agiram de forma a destruir a cultura indígena para tornar homens civilizados, destribalizando- os mesmos e criando a idéia de pecados, tornando-os temerosos ao pecado e realizando confissões diárias.

3- Organização X meios de produção, e a influencia de outras culturas:

a produção gaucha era agro-pastoril, trazendo uma técnica típica do norte de Portugal chamada de fracinais, uma forma de distribuição de terras onde existe o individual e o coletivo ao mesmo tempo.

Na construção de um sentimento patriótico, o sul do país ainda existe forte resistência a integração quanto ao espírito de ser brasileiro. A influência alemã, holandesa permanece de forma significativa nessa região, tornando um povo diferente.



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