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quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quedorlaomer de Oliveira Veras - Diário de Bordo e Matrizes

Diário de Bordo Pedagógico:

Data: 30/04/09

1- O que eu aprendi na aula hoje?
-Aprendi um pouco de uma cultura que não difere muito da minha; e também a fazer um blog.
2- Como eu me senti na aula hoje?
- Me senti desinibido para demonstrar o que sentia através da cultura corporal.
3- Como eu poderia melhorar esta aula?
- Eu mudaria os pares na dança para uma total interação da turma!

Diário de Bordo Pedagógico: Data: 21/05/09
1- O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi sobre alguns hábtos da cultura indígena; e contextualizar as palavras desconhecidas das letras das músicas para uma melhor metodologia de trabalho das danças folclóricas.

2- Como eu me senti na aula hoje?
- Aprendi a respeitar outros modos de vida e compará-los com os meus, descobrindo que há muitas semelhanças.

3- Como eu poderia melhorar esta aula?
- Proporcionaria mais tempo de ensaios para que a coreografia das danças sejam melhor memorizadas e automatizadas pelos alunos.

Diário de Bordo Pedagógico: Data: 02/07/09
1- O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi mais um pouco sobre a cultura indígena do Brasil; alguns tipos de danças regionais do Nordeste; e um pouco sobre Etinoginástica.

2- Como eu me senti na aula hoje?
- Me senti cansado e desanimado para a parte prática da aula.

3- Como eu poderia melhorar esta aula?
- Alternaria a seqüência do momento da parte prática e a parte teórica para a aula não ficar monótona.

Diário de Bordo Pedagógico: Data: 08/07/09
1- O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi como se deu o início da colonização da região Sul; e os costumes e tradições da cultura gaúcha.

2- Como eu me senti na aula hoje?
- me senti envergonhado de saber que, nós nordestinos, não damos, nem divulgamos o valor de nossa cultura, muitas vezes, importamos a cultura de outras regiões.

3- Como eu poderia melhorar esta aula?
- Aprofundaria mais um pouco o paralelo entre a cultura sulista com a nossa, enfatizando as características comuns e suas diferenças.

Diário de Bordo Pedagógico Data:09/07/09
1- O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi sobre a cultura do estado do Rio Grande do Norte através das danças populares.
2- Como me senti na aula hoje?
- Me senti cansado pelo grande número de danças lecionadas pelo professor.
3- Como eu poderia melhorar a aula?
- Teria frisado mais a parte teórica e contextualização no intervalo entre as danças; e também na memorização das letras, para que todos dancem, cantando a letra das músicas corretamente.


Diário de Bordo Pedagógico Data: 16/07/09

1-O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi sobre a cultura da região Norte, através de uma oficina ministrada por duas colegas, sobre o Carimbó (que significa “pau oco que produz som), dança que recebeu a influência dos negros africanos, dos indígenas que habitavam o Pará, e dos próprios colonos portugueses.
2- Como me senti na aula hoje?
- Me senti entusiasmado com as novas professoras, pois ninguém melhor do que elas nos transmitiriam o conhecimento dessa dança com toda sensualidade e originalidade, pois são laços típicos de sua própria cultura.
3- Como eu poderia melhorar a aula?
- Não encontrei problemas, nem idéias para contribuir com uma possível melhora da metodologia proposta na aula.

Diário de Bordo Pedagógico Data: 23/07/09

1-O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi sobre as danças populares da Paraíba e sobre a realização de um evento, que será muito importante, esse conhecimento para a nossa profissão.
2-Como eu me senti na aula hoje?
- Me senti importante pela responsabilidade que o professor nos concedeu de poder participar e monitorar um evento que envolva a família na escola, processo esse que fortalece o elo entre as duas.
3-Como eu poderia melhorar a aula?
- Deveria ser mais reforçado pelo professor, a metodologia e interdisciplinaridade das danças, para demonstrar a importância do conhecimento da nossa cultura para sabermos comensurar seu verdadeiro valor.

Diário de Bordo Pedagógico Data: 30/07/09
1- O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi sobre as danças culturais: Ciranda e Xaxado, e também aprendi que na metodologia das danças populares, pode-se propor aos alunos que eles criem novos passos que caibam dentro do ritmo das danças.
2- Como eu me senti na aula hoje?
- Me senti interado na hora da ciranda e ao mesmo tempo, excluído do processo de criação dos passos a serem mostrados para o outro grupo.
3-Como eu poderia melhorar a aula?
- Eu dividiria a turma em um número maior de grupos para serem criados um maior número de passos ritmados nas danças.

Diário de Bordo Pedagógico: 13/08/09

O que eu aprendi na aula hoje?
- Aprendi sobre uma parte da metodologia do ensino da capoeira, desde a construção do Birimbau até o pleno conhecimento dos instrumentos que compõem o acompanhamento dos ritmos, que por sua vez, cada um deles representa um contexto diferente na Capoeira, e também o conhecimento de alguns gestos através do ensino global do movimento.

Como me senti na aula hoje?
- Me senti com muito prazer em realizar o alongamento e aquecimento realizados na especificada do gesto da capoeira, pena que não consegui terminar participando da aula por causa de dores na coluna.

Como eu poderia melhorar a aula?
- Não encontrei nenhuma modificação ou contribuinte para uma melhora da aula, pelo fato de gostar e aprovar os métodos utilizados pelo professor.


Matriz Tupi

Ao contrário do que se pensam nossas terras já eram povoadas antes da vinda dos colonizadores portugueses, por povos indígenas que já tinham enraizado suas culturas e crenças, que foram perdendo sua originalidade com o contato com os europeus.
A cultura indígena não só conseguiu manter alguns dos seus costumes até hoje, como também servir de exemplo para a nossa cultura; alguns dos exemplos do que nós herdamos são: dormir de rede, tomar banho diariamente e alguns tipos de comida de sua gastronomia.
Pena que nossa sociedade não é capaz de tirar proveito de muitos outros modos de vida indígenas essenciais para uma sobrevivência digna em uma sociedade. Apesar de apresentar uma hierarquia a comunidade indígena não se aproveita de informação (conhecimento para transformar em poder político; por mais que suas atividades mais honradas seja a guerra, nunca deixaram de cultivar a arte nem a vida em comunidade; por mais que trate o fim do casamento como uma forma simples e sumaria; respeitam o corpo da mulher, nunca havendo registro de sexo forçado.


Matriz Lusa

A grande quantidade de fronteiras que possui, fez com que Portugal desenvolvesse sua Marinha, com navios de estruturas fortes para enfrentar o alto mar, fazendo deles grandes navegadores e explorados de outras terras.
Em busca de riquezas, saem navegando, explorando e descobrindo as riquezas de nossas terras, escravizando os negros, estabelecendo feitorias e continuaram impondo suas culturas sobre nossas primeiras colonizações.
Essas novas culturas foram herdadas da invasão dos povos fenícios da Península Ibérica, trazendo várias modificações para o país; os árabes, por exemplo, trouxeram a matemática com seus algarismos, que até então eram feitos, os cálculos, usando “pausinhos”.
Transformações culturais, costumes, mercantilismo, modos de vida que até hoje ainda existem no estado do Maranhão, como por exemplo; acontece a Festa do Divino Espírito Santo ( Paraíso na Terra).



Matriz Afro

O Brasil detém a maior população escrava do mundo, sendo o penúltimo país a declarar a Abolição da Escravatura, a maioria desses escravos eram africanos dos países da Angola e do Congo, que se tornaram a massa substancial da força de trabalho.
O modo de vida religioso desses povos nas tribos, eram baseados em crenças e costumes que cultuavam os ancestrais, onde o natural e o sobrenatural não se separam e acreditavam na existência de dois mundos paralelos ( Mundo visível e Mundo Invisível), com o Sol simbolizando a transição da vida para a morte.
Prisioneiros de guerra eram mantidos presos, e diferentes de outras culturas indígenas, esses prisioneiros passavam a participar da tribo como escravos, realizando negociações com outras tribos; estes povos já sabiam o significado da palavra escravidão muito antes de conhecer os europeus.

Brasil Sulino


As primeiras Missões católicas do Brasil surgem pelas mãos dos Jesuítas espanhóis, que vieram com o intuito de catequizar os índios, onde teriam que aprender uma língua comum (tupi), se confessar e ser punidos pelos seus pecados, mas esse não era o principal objetivo dos colonizadores, e sim, o êxito mercantil, com os índios trabalhando organizadamente, gerando lucros.
A população sulina foi formada basicamente por duas raízes: os Assoreamos e Poveiros pescadores, se diferenciando das outras áreas do país, por ser pouco miscigenado, predominando a cultura alemã, e essa identidade por sua cultura khe proporcionou o poderio econômico.

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