Data da aula – 16/04/09: Capoeira.
1 – O que eu aprendi na aula de hoje?
Especificamente, aprendi a respeitar, ainda mais, a CAPOEIRA, devido a sua importância, como modalidade, luta, dança, música e patrimônio cultural dentro da cultura brasileira.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Me senti bem, ao refletir sobre o principal assunto exposto na aula, a capoeira.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Tentando expor alguns temas sobre o assunto, para o debate em sala de aula.
Data da aula – 23/04/09: Cultura e carnaval.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi sobre a história do carnaval, origem e evolução, e, um pouco, da história do maracatu nos estados do Ceará e Pernambuco.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Incomodado, por não conseguir me concentrar na aula.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Propondo explicações, sobre o assunto, ao professor.
Data da aula – 30/04/09: Danças populares brasileiras.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi sobre quatro danças populares do nosso país, mais especificamente, das regiões sul e sudeste.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Me senti bem, ao aprender sobre algumas danças populares do Brasil, das quais ainda não tinha conhecimento.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Opinando sobre algumas modificações de alguns passos das coreografias.
Data da aula – 21/05/09: Matriz Tupi e danças populares brasileiras.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi um pouco mais sobre a cultura dos povos indígenas e, em seguida, três danças populares brasileiras.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Satisfeito, ao aprender sobre a história e culturas dos povos, dos quais a nossa maioria é descendente, e ao aprender algumas danças da nossa cultura popular.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Sendo mais participativo, durante os debates surgidos em sala de aula.
Data da aula – 28/05/09: Matriz Lusa.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi sobre a cultura do povo que explorou o nosso país, além da influência em nossa cultura.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Não muito bem, pois a turma estava um pouco dispersa.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Idealizando assuntos sobre o tema para o debate em sala de aula.
Data da aula – 02/07/09: Cultura popular e Ginástica de academia, Matriz Afro e Danças Populares Brasileiras.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Debatemos um pouco sobre a relação entre cultura popular e ginástica de academia, aprendi sobre a cultura africana e sua influência na cultura brasileira e aprendemos as coreografias de algumas danças populares nordestinas.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Bem, pois a aula foi bastante dinâmica e, com isso, tive um bom rendimento na aula.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Participando mais ativamente da mesma.
Data da aula – 08/07/09: Brasil Sulino.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi, ainda mais, sobre a cultura popular da região sul do Brasil.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Satisfeito em aprender muitas coisas que não sabia sobre a cultura da região sul do nosso país.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Colocando alguns procedimentos metodológicos para melhorar a dinâmica da aula.
Data da aula – 09/07/09:Danças Populares Brasileiras.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi a coreografia de algumas danças populares da região nordeste.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Bem, ao aprender um pouco mais sobre a cultura da nossa região.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Fazendo perguntas ao professor sobre a origem e história das danças.
Data da aula – 23/07/09: Reunião sobre o VIII Festival de Danças Populares da UFPB e ensaio da dança Côco Paparú para a apresentação dos estudantes do 5° Período do curso de Educação Física no Fetival.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi sobre a organização de um festival.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Tranqüilo, pois devo confessar que estava nervoso com o chegar da hora do festival.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Apresentando e debatendo idéias para a realização do festival.
Data da aula – 06/08/09: VIII festival de Danças Populares da UFPB.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi sobre a organização e realização de um evento envolvendo a cultura popular do nosso país.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Feliz em ver que o que foi planejado em aula, foi executado por mim e pela maioria dos meus colegas.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Opinando e agindo sobre alguns problemas que ocorreram durante o festival.
Data da aula – 13/08/09: Capoeira.
1 - O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi mais um pouco sobre a história da capoeira e alguns movimentos específicos da mesma.
2 – Como me senti na aula de hoje?
Satisfeito ao aprender uma prática da qual sempre tive curiosidade, mas nunca tinha praticado.
3 – Como eu poderia melhorar essa aula?
Fazendo mais perguntas sobre o tema da mesma.
Matriz Tupi
1º - Cultura sintética
A cultura indígena é uma cultura sintética, onde a diversidade das manifestações se mistura, mas que se comporta como uma só gente.
2º - O Brasil nasce sobre o símbolo da Utopia
O Brasil nasce sendo considerado a “Terra de Deus”, um paraíso que natureza exuberante e de riquezas naturais.
3º - Sociedade indígena, comunidade total
Os índios, até hoje, vivem em regime comunista, numa sociedade onde todos tem direitos e deveres iguais, onde tudo é compartilhado entre todos, onde ninguém é melhor do que o outro, onde a terra é um bem comum, o que um sabe todos sabem. Prova disso é a hierarquia simples, pela qual se organizam em sociedade.
Matriz Lusa
1° -O documentário sobre a Matriz Lusa apresenta a história e a cultura do país que colonizou o Brasil e, por conseqüência, influenciou a nossa cultura. Portugal, devido a sua localização geográfica foi e é um ponto de encontro entre vários povos.
2° - Portugal foi dominado, junto ao restante da península, pelos árabes durante mais de quatrocentos anos, recebendo assim influencia cultural dos mesmos, a exemplo disso, a matemática usada pelos portugueses, foi criada pelos árabes, além da língua escrita ser diferente da fala, devido ao sotaque vindo do povo árabe. Raciocinando, se os portugueses são descendentes do povo árabe, consequentemente, nós brasileiros, também somos descendentes dos árabes.
3° - O Portugal é um país de navegadores, sendo uma potência mundial no campo da navegação. O país desenvolveu ainda mais a sua tecnologia da navegação depois da criação da Escola de pensamento, que possibilitou a evolução da leitura marítima e que, através disso, ocasionou a descoberta e exploração de outros povos, como é o caso do Brasil.
Matriz Afro
1° - A Matriz Afro é uma mistura de várias línguas e culturas variadas de um povo guerreiro, pobre e trabalhador. A África é um país de escravos e senhores de escravos, que negociavam seus escravos com outros povos para a exploração da mão de obra.
2° - Para os africanos o sagrado está presente em todos os instantes e Deus é pai de tudo. Para eles existem dois mundos, o visível e o invisível, cultuam os antepassados e o homem é o centro da criação. Foi da áfrica que surgiu o Candoblé.
3°- Os africanos praticam a fabricação de cerâmica, a agricultura e a pecuária como nenhum outro povo, é a massa substancial da força de trabalho do Brasil, além de ser o componente mais criativo da cultura brasileira.
Brasil Sulino
1° - O Brasil sulino é um laboratório cultural, é uma mistura de povos, formado por imigrantes, pessoas vindas de outros paises, principalmente europeu em busca de ganhar dinheiro.
2° - Os gaúchos foram colonizados pelos jesuítas, corajosos jesuítas, que arriscavam a vida, em missões, em busca de educar os índios da região. O índio ideal era o que não fosse índio, que através da escravidão, exercesse um trabalho disciplinado para o êxito mercantil.
3°O povo gaúcho era uma etnia nascente formada por duas raízes, os asorianos e os poveiros, que lutavam para ficar com uma fronteira geográfica privilegiada.Os imigrantes revolucionaram a economia sulina, através da fixação dos mesmos em colônias, separadas unas das outras, promovendo, assim, a urbanização, industrialização e comunicação daquela região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário