Bem Vind@s!!

Este é o canal acadêmico de comunicação interativa, democrática e participante d@s Alun@s, Monitor@s e Professor da Disciplina Manifestações Culturais Aplicadas à Educação Fíisica da UFPB do semestre 2009.1.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fernanda Louise - Diário de Bordo e Matrizes

1º Aula

- Na primeira aula o professor Marcelo Bulhões nos apresentou sua disciplina de Manifestações Culturais, mostrando suas diversidades dentro da Educação Física, retratando as várias possibilidades do campo de atuação do professor e como ele pode inovar suas aulas ao usar as ferramentas oferecidas por esta disciplina. Para complementar a aula, assistimos um vídeo sobre Capoeira, que é um dos tipos mais conhecidos de manifestações culturais brasileiras.

- Nesse começo de período, esta aula inicial me deu uma “dose” de motivação, aprendi a valorizar mais o curso de Educação Física, ao perceber mais ainda a sua importância, e em poder aprender uma variedade de possibilidades para inovar minhas futuras aulas, me tornando uma profissional diferenciada dentro do mercado de trabalho.

- Nesse primeiro contato, não mudaria em nada esta aula pois achei muito proveitosa as exposições feitas pelo professor.

2º Aula

- Nesta segunda aula o professor iniciou com uma conversa sobre a atual realidade do nosso curso, dos profissionais e dos estagiários, da falta de valorização tanto pela sociedade como por parte dos próprios alunos.
Após essa discussão assistimos um vídeo sobre o Carnaval, que retratava desde a sua origem e suas modificações até os dias atuais.

- Esta aula de hoje serviu para abrir meus olhos mais uma vez para a realidade do papel que o professor de Educação Física desempenha e quanto falta nós mesmo nos valorizarmos perante a sociedade.
Foi interessante conhecer também sobre o carnaval, no qual é uma das festas mais importantes do calendário anual.

- A única coisa que eu mudaria nesta aula, seria o tipo de atividade, com relação a esta turma.Teria que ser uma atividade mais específica, pois como ficamos sozinhos na sala houve uma dispersão por parte dos alunos.


4º Aula

- Iniciou-se nesta quarta aula, a primeira parte de um vídeo que relata a cultura brasileira, que foi a Matriz Tupi, no qual mostrou como era a vida aqui no Brasil antes da chegada dos portugueses e como ficou após a exploração e aculturação dos índios.
Na parte prática continuamos com as coreografias da dança do café e a da pilar café, da região sudeste e caninha verde da região centro-oeste, e relembramos as da aula passada.

- Muito proveitoso aprender sobre uma parte da nossa cultura, de saber que mesmo com toda essa mistura que é o brasileiro ainda sobrevive em nosso cotidiano os costumes indígenas.

- Se dispuséssemos mais de tempo, faria mais repetições das coreografias anteriores para melhorar a fixação dos passos pelos alunos.


5º Aula

- Hoje foi a continuação do vídeo sobre a cultura brasileira e agora com a Matriz Lusa, mostrando como os portugueses chegaram ao Brasil, os motivos de sua vinda e a influência que trouxeram para a nossa cultura.
A parte prática foi repassar as coreografias anteriores e aprendizagem de nova coreografias.

- Essa aula teve em mim quase o mesmo efeito da anterior, um interesse sobre o nosso passado que resiste até os dias de hoje.
A aula prática foi bastante proveitosa, pois aprendemos como ensinar as coreografias e até mesmo inová-las, me sentindo entusiasmada para vivenciar essas coreografias com as crianças, no Festival que iremos organizar de Danças Populares.

- Mais uma vez, ter a oportunidade de relembrar mais as coreografias anteriores.

6º Aula

- Após um intervalo considerável sem aulas, o professor Marcelo nos relatou como seriam as aulas do restante do período e as novas atividades que iremos fazer.
Nos mostrou o seu projeto de Ethnoginástica e continuou o vídeo, agora sobre Matriz Afro.
A segunda parte da aula prática foi a continuação das coreografias da região Nordeste , caninha verde, dança do camaleão, araruna e o galope.

- Eu estava meio desmotivada com a falta de aulas, mas hoje com essa novidade da Ethnoginástica, pude sentir novamente o prazer que essa disciplina me traz ao trabalhar com tanta diversidade, saímos da rotina das outras aulas.
Na aula prática tive dificuldades ao tentar realizar os passos do coco por não ter a vivência neste tipo de dança , mas tentando me superar.

- Com a dificuldade da maioria dos alunos ao realizar os passos de coco, eu teria dado mais tempo pra eles vivenciarem ,aprenderem para poder encaixar na coreografia.



MATRIZ TUPI

O vídeo reconstrói o universo dos povos tupis antes da chegada dos portugueses, mostrando a sua organização em aldeias auto-suficientes, uma sociedade bem estruturada, onde a terra era um bem comum, bem parecido com o comunismo. Eram pacíficos entre eles, mas com os inimigos eram implacáveis, faziam sacrifícios e rituais de autofagia.
Vimos também que a divisão do trabalho era pelo sexo: o homem era o guerreiro, ele caçava, produzia instrumentos de caça e guerra; a mulher ficava com a prática agrícola, tecelagem, ou seja, trabalhos manuais. O fim do casamento era simples, cada um podia arrumar outro companheiro.
A nossa cultura herdou muitas práticas indígenas como tomar banho todos os dias, algumas comidas como a tapioca, a farinha, a medicação através de ervas. O que chamou a atenção também é que o índio festeja a vida, dança, rir, canta, coisas bem típica dos brasileiros.

MATRIZ LUSA

O documentário relata como viviam os portugueses e os motivos das viagens a novos continentes, mostrando a importância das caravelas, das grandes navegações, a descoberta de novas culturas e suas influências.
Foi mostrada também a influência da cultura árabe e israelita quem marcaram a Península Ibérica, que se propagou junto com a cultura lusa, como a matemática, a astronomia, que foram grandes instrumentos para as navegações e são usadas até hoje.
Os portugueses deram início a globalização, ao viajar pelo mundo, deixando heranças em cada local visitado, principalmente no Brasil,onde exploraram ao máximo a sua maior colônia, e trouxe outras culturas para formar a nossa.

MATRIZ AFRO

Uma das bases da formação do povo brasileiro é a sua matriz africana, onde essa herança está impregnada na cultura brasileira, onde a maioria da nossa população é negra, pois a migração africana foi a maior conhecida até hoje.
O documentário nos relata como era a vida dos africanos antes da chegada dos europeus, mostrando os povos bantos, jejes, yorubás, esse último teve muita influência na cultura nordestina brasileira. Vimos também suas práticas agrícolas, organização social, seus rituais, suas danças.
Um fato que chamou a atenção é que os africanos já praticavam a escravização dos próprios negros, mas de uma forma diferente. Quando os europeus chegaram no continente africano, os próprios negros ajudaram a dizimar aldeias para levaram escravos pras suas colônias, nos surpreendendo que a escravidão não é uma invenção européia como muitos pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário