1° Aula
1-Na primeira aula houve a apresentação da disciplina e foi possível aprender sobre a importância das manifestações culturais brasileiras,principalmente sobre a capoeira que foi apresentada em vídeo. Aprendi o quanto é versátil o campo de intervenção na Educação Física.
2-Eu me senti curioso perante o conteúdo,pelo fato de ser um novo conhecimento a ser adquirido.
3-Acho que a aula foi boa, não mudaria a aula.
2 º Aula
1-Pra falar a verdade eu já conhecia boa parte do conhecimento apresentado na aula do vídeo “Carnaval e Cultura” ,porém acrescentou-me alguns aspectos complementares, principalmente do carnaval no nordeste.O vídeo apresentou criticidade, o que é interessante para Educação Física. Aprendi sobre a desvalorização do profissional de Educação Física perante a sociedade.
2- A aula me despertou interesse até certo momento pois o vídeo tornou-se demasiado enfadonho.
3- Acredito que o professor não deveria se ausentar da sala de aula, pois ele poderia criar pontes para que os alunos interagissem mais com vídeo.
3º Aula
1-Conheci a coreografia das danças populares do Sul e seu contexto histórico.
2-Me senti aberto ao conhecimento e achei a aula divertida, embora eu não goste de dançar
3- Deveria haver mais repetições da coreografia
4º Aula
1- A Matriz Tupi me mostrou a influência indígena no processo de construção da cultura popular brasileira e nos hábitos cotidianos de nossa vida. Conheci as danças populares do Sudeste brasileiro
2- Nesta aula eu sentia muita dor no joelho por isso que não dancei
3-Sinceramente eu não sei, mas acho a parte teórica da aula perdeu o foco em certos momentos
5º Aula
1-Aprendi sobre como ocorreu o desenvolvimento cultural de Portugal e da influência de outras culturas na construção da cultura portuguesa.Aprendo também as danças do Sudeste e Centro –Oeste brasileiro
2-Eu não estava muito animado este dia,mas não tem a ver com a aula,queria era mesmo ir para casa
3-Deveria haver mais questionamentos por minha parte em relação à Matriz Lusa
6º Aula
1-Aprendi sobre a cultura africana (hábitos,religião,organização social etc.) e de como se originou o processo de escravidão do povo negro .Aprendi as danças da região nordeste.
2- Achei muito interessante conhecer nossa cultura
3- Acredito que deveria criar-se um nexo da influência negra na Educação Física
7º Aula
1-Aprendi sobre a origem das raízes sulinas e de como ocorreram conflitos sociais num processo de desapropriação da cultura indígena decorrente da imigração européia.
2- Foi gratificante aprender mais sobre a região Sul
3- Deveria questionar mais o conteúdo.
8º Aula
1-Achei que a aula foi muita proveitosa,pelo fato de revisar a danças já vistas, e houveram várias seqüências pedagógicas
2- Apesar de a aula ser boa, eu não gosto de dançar e não me sinto entusiasmado para tal. Senti-me um pouco constrangido às vezes pela insistência do professor a minha pessoa para aprender a dançar, mas entendo que eu o papel dele
3- Acho que a aula foi boa , não mudaria nada
MATRIZ TUPI
O Brasil e um país formado por uma cultura sincrética provinda de vários povos.Entre eles está o povo indígena,que consiste em sua maioria no povo tupi.Estes que se destacaram pelo seu caráter aguerrido e por diversificação cultural.
Os tupis eram um povo que vivia integrado a natureza,considerando que tudo pertence a ela,inclusive eles mesmos.Acreditavam que os espíritos viviam conjuntamente com eles na vida cotidiana.Também acreditavam na vida após a morte e no paraíso,que chamavam ajupiá.Os tupis se dedicavam a guerra e as festas.As guerras nunca aconteciam entre eles,mas sim contra o inimigo,pois eram pacíficos e para eles não existia a noção de propriedade privada e hierarquia,não existia furtos dentro da aldeia nem apropriação de informação, o que era de um era de todos.
Eles praticavam a antropofagia durante a guerra .A liberdade sexual era grande e homossexualidade era comum.Tudo para os índios era motivo de festa.Este foi um dos muitos hábitos que herdamos deles,que incluem aí também o ato de comer tapioca,a macaxeira,a farinha,o cochilar na rede,as danças e ato de tomar banho.
MATRIZ AFRO
Os negros trazidos ao Brasil para serem escravizados foram o povo bantu, que quer dizer os homens,originários de países como Angola e Congo.Os bantus eram uma civilização que desenvolviam cerâmica,praticavam a agricultura e criavam gados.Além disso domesticaram diversas plantas e dominavam técnicas de metalurgia.Antes da chegada dos povos europeus já se organizavam em estados,conheciam a moeda,o comércio e a escravidão.
Os bantus conferiam um valor sagrado ao ferro e vários deuses metalúrgicos estavam presentes por toda África.O sagrado está presente em todos os instantes e todas as instâncias da vida bantu,o natural e o extra-natural são inseparáveis.Eles acreditam na existência de dois mundos,um visível e outro invisível,e na interação desses mundos e num criador que é pai de todas as coisas.
A partir do século XVIII a Bahia começou a receber negros provindos de outras regiões africanas,sendo os povos dessas regiões os nagôs (ioruba),jejis e alçás.O alçás era o povo que aderiu ao islamismo e conheciam a escrita árabe,sendo bastante letrado.Ofereceram grande resistência aos portugueses no Brasil. Os iorubas e bantus foram então criando uma identidade com a terra que estavam e começaram a ela pertencer,que então já não eram mais africanos e sim brasileiros.O negro tornou-se o componente criativo da cultura brasileira.
MATRIZ LUSA
A Península Ibérica era ponto de encontro de lusitanos,célticos e galegos que vivem de uma economia agro-pastoril,praticavam seus cultos e faziam oferendas aos seus deuses.Os fenícios trouxeram a metalurgia do ferro,as formas escritas e o conceito de cidade. Vários povos invadiram a Península deixando por lá sua influência,mas foram os árabes que conseguiram conquistá-la,trazendo tecnologia e desenvolvimento.
Sobre o domínio mulçumano Portugal era composta por artesãos,mercadores e camponeses de raízes étnicas variadas,todos falando árabe.Foi se formando uma população com identidade portuguesa que expulsou árabes e criou o Estado português.
A corte de Portugal transforma-se num centro de cultura cosmopolita,técnica e mercantilismo. Financiado pelo Estado,pela Ordem de Cristo e a burguesia mercantil o rei Dom Henrique desenvolve o projeto de desbravamento de novas terras. É assim que Portugal vai desenvolvendo sua alta tecnologia náutica,ficando a frente de outras nações.
BRASIL SULINO
O Brasil Sulino surge a partir das mãos dos jesuítas espanhóis,antes haviam os guaranis.Os jesuítas introduziram as missões.A missão jesuítica vem de um cristianismo que queria universalizar sua linguagem e suas normas.Para os jesuítas o índio ideal era o índio que não era índio.Os silvícolas sofreram uma lavagem cerebral e são destribalizados e escravizados.
Com a criação de gado dos espanhóis na região e os índios vão se adaptando ao modo de vida da pecuária. Vai-se surgindo os primeiros gaúchos,que não era espanhóis,nem portugueses e muito menos índios.Eram seres sem uma identidade,buscando criá-la.O Brasil sulino é formado basicamente duas raízes ,os açorianos e os poveres.
Introduz o negro para o trabalho pesado no lugar do gaúcho.Os imigrantes de origem italiana,germânica e polonesa que ativam e modernizam a economia sulina. Assim índios,brancos e negros compõem essa miscelânea que é o Brasil Sulino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário