1.Aprendi a enxergar de maneira diferente a modalidade da capoeira. É um esporte/dança que pensava ser desconhecida por todos, quando na verdade é muito divulgada pelo exterior e que o mercado de trabalho é gigantesco em nosso estado e em qualquer lugar do mundo.
2.Senti-me desatualizada e triste com a desvalorização que temos pelo que é de nossa autoria, a capoeira.
3.Parar conhecer mais sobre a origem da capoeira o professor poderia trazer além do vídeo, artigos ou revistas e discutir mais sobre o mercado de trabalho para aqueles que querem trabalhar com a modalidade.
2ª AULA DIA 23/04/2009
1.Aprendi mais sobre a origem do carnaval, o poder da palavra e sobre a nossa desvalorização da nossa profissão.
2.Senti-me revoltada com algumas colocações do professor, mas ao mesmo tempo vi que tinha razão em certa parte, principalmente na questão sobre a nossa própria desvalor
3.A aula deveria ter o acompanhamento do professor, fazendo suas colocações durante o vídeo (Carnaval e Cultura) passado e esclarecendo algumas duvidas.
3ª AULA DIA 30/04/2009
1.Revisei como se faz o um blog, pois já tinha pagado a cadeira de micro-computação. Aprendi os passos de algumas danças da região sul (Pezinho, balaio, Chote Carreirinha) e da região Sudeste (Tira o Chapéu e Caranguejo).
2.Senti-me motivada com a aula, pois nos primeiros dias achei que a cadeira seria estressante.
3.Não ensinaria como fazer o blog. Passaria uma aula antes à apostila para ensinar as músicas e só depois ensinaria as danças.
4ª AULA DIA 21/05/2009
1.Aprendi um pouco sobre a nossa raiz tupí. A aula mostrou-me muitas coisas que não fazia idéia de onde tinha saído, tais como, o significado a palavra mingau, a organização social entre os índios, a mania do banho diário, as festas, entre outras coisas. Aprendi os passos de algumas danças da região sudeste (Dança do café, Pilar café) e da região centro-oeste (Caninha verde).
2.Senti-me motiva em assistir o vídeo e ao relembrar as danças da aula anterior, mas não gostei das novas danças que aprendi, pois eram muito lentas com a exceto da Caninha Verde.
3.Discutiria mais sobre a o vídeo.
5ª AULA DIA 27/05/2009 MATRIZ LUSA E PRÁTICA.
Faltei no dia, mas assisti ao vídeo.
6ª AULA DIA 02/07/2009 MATRIZ AFRO E PRATICA
1.Aprendi mais sobre nossa descendência africana. Nosso gosto pelas cores e o nosso rebolado, que os negros africanos eram um dos grandes culpados pela escravidão de sua raça e não somente dos brancos, assim como pensava. Uma nova maneira de elaborar a aula de ginástica de academia a partir da etnoginástica. Aprendi a passos das danças da região Nordeste (Caninha verde-CE, Dança do Camaleão, Araruna e galope).
2.Senti-me um pouco desmotivada na hora de aprender o passo da primeira dança, pois não consegui realizar com muito êxito. Tirando isso estava bem.
3.A aula teria que ser dada um pouco mais lenta, pois achei complicadas algumas danças.
7ª AULA DIA 08/07/2009 BRASIL SULINO
1.A aula esclareceu algumas dúvidas que tinha sobre a descendência do povo sulino, pois achava que era somente de povos brancos, quando na verdade tem grande descendência negra e indígena.
2.Senti-me desmotivada com a exposição do vídeo, pois não estava num lugar que pudesse ver bem.
3.A aula foi boa, mas deveria explica um pouco melhor o vídeo e discutir mais sobre o assunto em sala de aula.
8ª AULA DIA 09/07/2009
1.Depois da revisão de todas as danças pude aprender as que eu tinha perdido no dia 27/05/2009.
2.Fique um pouco chateada com o atraso do professor, pois eu estava lá na hora combinada e essa já não era a primeira vez. Mas depois gostei bastante de rever as danças.
3.O professor só deveria ter chegado na hora prevista.
9° AULA DIA 16/07/2009
1.Aprendi a uma coreografia do carimbo apresentada por Rubiane e Mª Clara e uma brincadeira de roda também muito usada no Pará. E o principal aprendizado foi que cada dança pode ser feita de varias maneiras dependendo da vivencia de cada um, assim como mostraram a meninas.
2.Muito motivada, porque além da aula ter sido muito boa, foi ministrada por minhas amigas.
3.Era pra ter passado um pouco mais devagar as partes da coreografia, pois era um pouquinho complicada, principalmente na organização do circulo.
10° AULA DIA 23/07/2009
1.Aprendi um pouco sobre a responsabilidade na organização de um evento, pois este assunto será de grande valor futuramente. E algo sobre as danças populares da região Nordeste: Coco Paparú, Coco da Roxa, Ciranda e Xaxado. E que posso fazer com que os meus alunos criem passos rítmicos que se encaixem na ciranda.
2.Senti-me insegura com a responsabilidade na organização do festival e muito estimulada durante a aula prática, pois as danças eram de fácil entendimento e bem animadas.
3.Só programaria melhor o tempo de aula.
11° AULA DIA 30/07/2009
1.Aprendi um pouco mais sobre a capoeira, alguns versos das músicas, passos e brincadeiras que podem ser utilizadas nas aulas com os meus alunos.
2.Me um pouco desmotivada por não aprender uma musica completa para ensinar meus alunos, mas gostei bastante da parte mais pratica da danças.
3.Só acrescentaria uma apostila com algumas músicas simples para ensinar aos alunos.
12° AULA DIA 06/08/2009 VIII FESTIVAL DE DANÇAS POPULARES 1.Aprendi sobre a organização do espaço de um festival, a ensinar danças populares às crianças e vi não é uma tarefa tão fácil, principalmente pelo preconceito que os garotos têm com a DANÇA.
2.Primeiramente me senti uma pouco nervosa com a organização do espaço e principalmente com a limpeza, pois o local estava muito sujo, mas graças a Deus deu tudo certo, aí me soltei mais depois das apresentações e quando vi que as crianças estavam gostando.
3.O festival seria melhor se o local estivesse realmente limpo e com a presença das autoridades da universidade (ou pelo menos representantes dos mesmos) e de Professores do nosso curso.MATRIZ TUPÍ
Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios também chamados de Brasis, eram classificados de acordo com a sua língua.
Os índios eram um povo que tinha como finalidade gozar e viver a vida, dedicavam-se a festa e a guerra, eram auto-suficientes, havia liberdade sexual, a homossexualidade era liberal não sendo preciso esconder, a separação de casais eram resolvidas simplesmente e a sua organização social era o comunismo no qual não havia superiores a não ser os deuses. Havia uma organização de tarefas. As mulheres cuidavam das tarefas domésticas (roça, comida e da bebida) e os homens eram responsáveis pela caça e pela fabricação dos materiais de caça. Eram verdadeiros artesãos, vaidosos, corajosos e não levavam desaforo pra casa. Os Guerreiros aprisionados eram comidos, mas antes disso é feito um grande ritual.
Graças aos índios herdamos técnicas para se locomover em territórios, o banho diário, o uso de ervas medicinais, raízes para alimentação e muitas outras coisas. Foram eles que nos mostraram que é possível viver harmoniosamente com a natureza e toda essa hospitalidade e alegria do brasileiro adinha também de quem veio.
MATRIZ AFRO
Os povos africanos vindo de diversos paises desembarcaram no Brasil passando a ser a massa substancial da força de trabalho em nosso país. Eles trouxeram o conhecimento da produção de cerâmica, prática da agricultura, criação de gado, domínio das técnicas da metalurgia, eles se ordenavam em estados, conheciam o comercio, a moeda e ao contraio de que todos pensavam, eles já conheciam a escravidão.
A sua organização social era feita da seguinte forma: os escravos, homens livres e a maior camada que era a aristocracia no qual empregavam os escravos no cultivo dos campos, soldados, e de moedas para transações comerciais.
Os africanos cultuavam a vida e sua ética era antropocêntrica e vital. Eles acreditavam na existência de um Deus que era o criador de todas as coisas, também cultuavam seus assestai (que eram responsáveis pelas boas coisas que aconteciam).
A cultura brasileira sofreu uma grande influencia africana que está ainda muito viva até hoje nas danças, gosto pelas cores, ritmos musicais, na religião e muitas outras coisas. E foram graças a eles que herdamos tanta criatividade.
MATRIZ LUSA
Portugal tem as fronteiras mais antigas da Europa. O país por ter saída pelo mar, a necessidades de pescar e a possibilidade de novas descobertas era enorme. Era um país de pescadores e navegadores e por isso detinha de uma grande tecnologia na navegação, graças, também, a influencia árabe e judaica, mas toda essa tecnologia ocorreu por questões de sobrevivência. A influencia árabe não ficou só por aí, mas também na implantação dos algarismos e difusão das contas matemáticas e influencia cultural.
Depois de muitos confrontos com os paises dominadores, Portugal conseguiu muitos progressos como em 1288 o português tornou-se língua oficial, foi fundado a primeira universidade e Lisboa converte-se em metrópole internacional.
Só depois de muito tempo de luta com a Igreja que as navegações conseguiram financiamento e começaram a explorar o mundo e daí o Brasil surge com tantas maravilhas naturais para serem exploradas.
BRASIL SULINO
A colonização da região sul foi feita pelos jesuítas espanhóis que iniciaram a catequização dos índios guaranis que ali habitavam e fazendo uma verdadeira lavagem cerebral, quebrando todos os seus costumes e princípios indígenas em busca de criar uma civilização índia. Com tudo isso ocorreu grande êxito mercantil na preparação de Índios para o trabalho disciplinado. Os bandeirantes saíram explorando nosso país e vendendo os índios como escravos no nordeste.
Os gaúchos não têm somente descendência alemã, italiana e de outras civilizações brancas e sim, uma grande mistura de índios, brancos pobres e por incrível que pareça uma grande porcentagem dos negros, tendo muita influência na cultura sulina em suas festas religiosas. Foram os brasileiros de origem Italiana, Germânica e Polonesa que ativaram e modernizaram a economia sulina. Houve grandes conflitos nas definições de suas fronteiras e até hoje há problema na disponibilidade de terras para as famílias e lá ainda esconde-se uma profunda distância social gerada pelo próprio processo que a formação nacional produziu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário