Aula do dia 16/04/2009
Primeiro dia de aula aprendi a importância de conhecer a nossa própria cultura e não priorizar tanto as culturas estrangeiras. Como exemplo teve a apresentação da capoeira que me fez sentir totalmente encantado com seus gestos e sons. Porém, mesmo sabendo o quanto é importante a nossa cultura, é necessário respeita a concepção de cada aluno diante do que é cultura, já que esse ponto de vista faz parte da cultura como um todo, fato este que não aconteceu na relação professor-aluno.
Aula do dia 23/04/2009
Aprendi através de um vídeo a historia e a evolução da cultura. Me senti um pouco sem informação, mas ao passar o vídeo me senti com um algo a mais. Em contrapartida havia um sentimento de falta de entusiasmo, já que o vídeo era muito monótono. Teria sido melhor participar de um debate real, com pessoas entendidas do assunto, mas que estivessem presentes no mínimo e que a aula começasse no horário devido.
Aula do dia 30/04/2009
Ao decorrer da aula foi possível compreender a importância e a organização de uma progressão pedagógica para o ensino de danças populares para crianças e adultos. Esta aula proporcionou a descobertas de novas culturas, de novas formas de prazer, através das várias danças praticadas por nós alunos. Portanto, esta aula foi uma das melhores.
Aula do dia 21/05/2009
Aprendi muito sobre a cultura indígena, já que não sabia praticamente nada sobre a mesma. E ainda aprendi a dançar algo da cultura do povo do sul. Me senti bem ao saber que meus antepassados eram ricos de cultura e um pouco mal por não ter herdado essa herança conscientemente. Poderia mudar o horário da aula, já que a aula começa de 9 e 40 e não as 9 horas, isso seria uma boa mudança para um melhor rendimento da aula.
Aula do dia 27/05/2009
Aprendi como o povo luso é extremamente avançado tecnologicamente a relação a varias nações no tempo das descobertas, sendo ponta de lança nas tecnologias. Senti-me envergonhado por ainda aceitar piadas sem fundamentos relacionadas ao intelecto dos portugueses. A aula poderia ser melhor se vivenciássemos algo da cultura portuguesa e se começasse no horário previsto.
Aula do dia 02/07/2009
Hoje aprendi como é interessante a perspectiva da etnoginástica, utilizando-se de tudo que se tem em uma aula normal de academia, porem diferenciada. Também foi possível aprender sobre a cultura africana, que esta impregnada em nossa cultura, e a maioria de nós discrimina nossos antepassados culturais. Nesta aula senti-me extremamente puto com atraso de mais de 2 horas e meia do professor. Nesta aula acredito que não é necessário comentar o que poderia mudar...
Aula do dia 08/07/2009
A idéia da cultura sulina foi bastante aceita na minha mente nesta aula, aprendendo, portanto, como houve a participação dos jesuítas na formação desta cultura, como as atividades pastoris influenciam até hoje o povo do sul do Brasil. Senti-me com vontade de visitar tal região para conhecer de perto a cultura.
Aula do dia 22/07/2009
Aprendi mais uma vez como é complexo o processo de construção de um festival, devido aos seus obstáculos e problemas. Na aula prática aprendi a dançar coco paparú e coco da roxa, sabendo que tais danças são daqui da Paraíba, fiquei muito feliz em poder desfrutar de algo que teve origem aqui com meus antepassados. A aula poderia ter sido melhor se tivesse terminada na hora correta, já que é de grande importância cumprir os deveres que nos regem.
Aula do dia 30/07/2009
Discutimos os detalhes do festival e aprendemos o básico da capoeira. Ao termino da aula me senti muito cansado, porém o sentimento de querer aprender mais a jogar capoeira foi maior, ficando assim com um desejo imenso de praticar capoeira. Esta aula merecia ser melhorada no aspecto relacionado ao festival, já que o professor não admitiu nenhuma sugestão, devendo assim, escutar as opiniões da classe.
Aula do dia 06/08/2009
Aprendi como realizar um evento, levando em consideração vários fatores, como acessibilidade, segurança, espaço, ornamentação. Me senti muito feliz por ter participado na realização deste evento, junto com meus colegas de curso, sentindo a união entre nós. Este evento poderia ter sido melhor se nós tivéssemos empenhado mais, e se houvesse algumas mudanças, como o espaço por exemplo.
Aula do dia 13/08/2009
Aprendi a contextualizar o esporte dentro de um alongamento e/ou aquecimento, aprendi a gingar um pouco a capoeira, a tocar Aba. Senti-me mais uma vez encantado com a capoeira. Esta aula foi excelente.
MATRIZ TUPI
O Brasil antes da colonização era habitado pelos tupis, também chamados de brasis, sendo eles consideravelmente auto-suficientes, conheciam toda flora e fauna da região, dominando suas funções além das aparências. A organização do trabalho era bastante definida, os homens faziam o trabalho de caça e guerra, já as mulheres faziam os trabalhos do lar. Tinham um lado espiritualista, crendo em uma vida após a morte e em espíritos. Durante as batalhas a moral do inimigo sempre era conservada, devorando-o “apenas” fisicamente. Em momentos festivos, eram festivos mesmos, tendo um humor e uma facilidade ao riso igual a nós, brasis-modernos.
MATRIZ LUSA
Portugal, um país de alta tecnologia marítima. Por questões de necessidade, esse país teve que avançar rapidamente na tecnologia naval, cartográfica, para conseguir alcançar outros territórios. Com a influência dos árabes, os portugueses se tornaram bons em números e logo após em mercado, tornando-se exímios comerciantes. Ao passar dos tempos, tornaram-se uma potência no mercado. O desejo de expandir instigou aos portugas a vontade de conquistar novas terras e consequentemente novas riquezas, chegando assim aqui no Brasil.
MATRIZ AFRO
África, uma terra heterogênea, diferente no homem e na cultura. Cultura esta que está impregnada na nossa cultura brasileira. O domínio da agricultura, metalúrgica, artesanato, fizeram dos negros propensos trabalhadores braçais. Com uma idéia hierárquica dentro da comunidade negra de trabalhador, o negro acabou se tornando um escravo. Acreditavam que existia um mundo visível e invisível, onde o natural e o extranatural são inseparáveis. O respeito se dava pelo ser mais velho, mais experiente. Os africanos tinham a cultura de enfeitarem-se, adoravam as cores vivas, os adornos, o mostrar o corpo.
BRASIL SULINO
Surgi pelas mãos dos jesuítas, que através das missões que tentavam expandir o cristianismo e suas regras a todos os índios que habitavam no Brasil afora. A intenção era que o índio fosse submisso aos padres, em nome da religião. O ideal era que o índio não fosse índio. A atividade pastoril na região foi à percussora dos grandes gaúchos, que se assemelhavam mais aos índios do que aos seus colonizadores. Os gaúchos eram mestiços de brancos com índios. Depois da vinda de algumas imigrantes (alemães, italianos,) para o sul do país, houve uma evolução na economia da região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário