Bem Vind@s!!

Este é o canal acadêmico de comunicação interativa, democrática e participante d@s Alun@s, Monitor@s e Professor da Disciplina Manifestações Culturais Aplicadas à Educação Fíisica da UFPB do semestre 2009.1.

domingo, 26 de julho de 2009

Lucas Dantas Maia - Diários de Bordo e Matrizes

1º Dia (16/04/2009):

1-Abri um pouco mais os olhos para a importância de nossa cultura.
2-Me senti entretido com o que o professor falou.
3-Eu colocaria minhas idéias (professor) um pouco menos como verdade absoluta e mais como uma opinião.

2º Dia (23/04/2009):

1-A verdade é que eu estava muito exausto do dia anterior e dormi durante o vídeo.
2-Me senti culpado por ter dormido na aula e não absorvido nada.
3-A aula foi boa pelo que ouvi, eu melhoraria minha atitude.

3º Dia (30/04/2009):

1-Aprendi que dança popular pode ser divertido
2-Me senti muito entretido
3-Menos aula de blog, mais dança.

4º Dia (27/05/2009):

1-Aprendi um pouco sobre a cultura Lusitana
2-Bem, gostei da aula, foi um clima bom
3-Essa aula tem uma boa didática

5º Dia (02/07/2009):

1-Aprendi sobre a cultura Africana
2-Entediado
3-Gostaria q a aula começasse na hora.

6º Dia (08/07/2009):

1-Aprendi sobre a cultura Sulista
2-Me senti entretido com o vídeo
3-Nada a melhorar, a aula foi boa

7º Dia (16/07/2009):

1-Aprendi um pouco da dança carimbo, que é uma dança da região do norte
2-Me senti muito interessado e alegrado
3-A aula foi boa assim

8º Dia (23/07/2009)

1-Aprendi um pouco da dança do Coco Paparú, Coco da Roxa, Ciranda e Xaxado.
2-Me senti bem, gostei das danças
3-O professor gosta de dar muito sermão e pouco exemplo.


MATRIZ LUSA


O filme fala sobre a formação da primeira civilização com mais de 800 anos, a Lusitana.
Fundada por povos subseqüentes de guerras e confrontos entre nações peninsulares, os Portugueses nascem numa terra que herda a cultura e os costumes de diferentes populações. A mais influente em sua caracterização com certeza é a Árabe, que dominou não só Portugal, como também a Espanha.
Os costumes e cultura Árabes foram passados de uma maneira muito marcante para os portugueses. Sua arquitetura foi influenciada pelos árabes com as casas coladas umas nas outras (fato este, que vemos inclusive aqui no Brasil, em João Pessoa), o latim foi ensinado, mas mesmo que a língua não tenha sido fixada, as letras e os algarítimos que conhecemos hoje são peças da cultura árabe que foi deixada para nós.
Os portugueses, que viviam entornados pelo mar, viviam de pesca e de navegação. Isso fez com que sua tecnologia naval evoluísse de maneira espetacular. Para muitos, o Brasil foi colonizado por uma cultura pobre e sem valor, mas a verdade é que ele foi colonizado pela “ponta da lança tecnológica” do mundo.


Matriz Afro

Assistindo o vídeo da matriz afro, me lembrei muito da cultura indígena. Mas ficou claro que sua cultura era totalmente diferente. Principalmente pelo fato de que a áfrica foi ocupada por vários povos de culturas diferentes.
O povo africano se desenvolveu bem na criação de gado, no artesanato e principalmente na metalurgia.
Com relação a sua cultura social, é importante ressaltar que eles já conheciam a escravidão mesmo antes da chegada dos europeus. Eles já possuíam valores monetários, e um deles era o próprio escravo como moeda. Em sua hierarquia havia o rei, que para se diferenciar dos outros “seres” cometia incesto com sua irmã, assim era considerado como um tipo de feiticeiro.
Eles eram politeístas e cultuavam também seus ancestrais e mortos.


Matriz Tupi

A humanidade progride e os índios são povos que fazem parte da evolução humana, com seus costumes e tradições mantidas até hoje.
Sua capacidade de viver em comunidade, serem auto-suficientes com suas tradições e costumes, onde tudo existente é comum a todos, sua forma de sobreviver, caçar e alimentar-se é marcante na sua existência.
Suas raízes sendo preservadas de pai para filho, como quando o índio túpi criança, o pai colocava próximo a sua rede, um arco e flecha, representando que quando crescer o menino será um guerreiro.
Tudo que os túpis fabricavam como suas armas, ocas, vestimentas, alimentação, eles procuravam fazer tudo perfeito e com um significado próprio da sua cultura e com alguma utilidade.
Apesar de cada um ter seu espaço na tribo, toda a terra era comum a todos. Para tudo havia uma ritualização, para o nascimento e para a morte, para o plantio e para a colheita, para o casamento e a para a separação, para a guerra e para a paz, enfim, fiéis aos seus costumes de criança a velhos.
São influenciados por suas crenças religiosas, acreditando no deus sol e deus lua, em estrelas e espíritos de guerreiros já falecidos.

Matriz Sulina

Os guaranis habitavam a Região Sul, lá viviam com seus costumes e modo de vida diferenciando. Logo os jesuítas-espanhóes chegaram ao Sul e introduziram as missões do cristianismo, para unificar a cultura e haver a conquista espiritual, para eles o índio ideal era o índio que não fosse índio.
O que os jesuítas-espanhóes fizeram foi tipo uma lavagem cerebral, fazendo com que os índios perdessem suas raízes, com seus costumes e crenças, fazendo com que eles seguissem e acreditassem no que os jesuítas julgavam correto. Um dos objetivos dessa ‘escravidão’ era a preparação do índio para o mercado de trabalho.
Os originais gaúchos não se identificam com os portugueses e espanhóis, eles se assemelham aos índios, tem a vida no campo, fabricando o próprio alimento (maçarão, pão, café, milho) e junto ai gado. Lá também ocorre a Festa do Divino Espírito Santo, um costume deixado pelos açorianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário