Questões:
1- O que eu aprendi na aula de hoje?
2- Como me senti na aula de hoje?
3- Como eu poderia melhorar esta aula de hoje?
Respostas:
Data: 16/04/09
1 – Aprendi sobre as diversas formas de manifestações culturais existentes e como são exploradas. Também aprendi sobre o vasto mercado de trabalho existente em relação à cultura brasileira, particularmente pela capoeira.
2 – Me senti bem ao ouvir relatos do professor sobre suas experiências, assim como motivado em relação à disciplina.
3 – A primeira aula foi muito proveitosa, creio que a abordagem foi bem feita, portanto as melhorias que poderiam ser postas em prática nessa aula são de feitios pessoais.
Data: 23/04/09
1 – Foi interessante saber mais sobre os tipos de manifestações culturais existentes no Brasil, especialmente no nordeste por meio do vídeo exibido pelo professor.
2 – Foi satisfatório aprender mais sobre a cultura nordestina em si. Foi uma aula interessante.
3 – Não creio que a metodologia da aula tenha sido das melhores. Ao deixar a sala de aula, o professor propiciou aos alunos a liberdade de fazer o que quisessem, no entanto a turma não se comportou mal.
Data: 30/04/09
1 – Os tipos de danças, assim como as músicas apresentadas foram bem característicos culturalmente falando.
2 – A aula foi empolgante por conta de ser prática.
3 – O atraso do professor prejudicou um pouco, pois o tempo de aula ficou avançado, mas nada que comprometesse a aula.
Data: 21/05/09
1 – Novamente a apresentação de novas danças foi o ponto chave da aula. Gostei de ter aprendido novas formas de manifestações.
2 - A cadeira começa a se tornar mais interessante pelo fato das aulas práticas.
3 – Achei a aula proveitosa.
Data: 02/07/09
1 – Aprendi sobre a influência da cultura afro-brasileira. Em seguida, a aula prática foi bem atrativa para os alunos novamente.
2 - Acho que um dos pontos chaves e atrativos da disciplina são as demonstrações práticas das danças. Senti-me confortável.
3 – Creio que o professor exigiu muito dos alunos nessa aula em relação as atividades extra-sala, acho que ele deveria ser mais maleável e consciente que o período sem aulas foi bem grande e isso nos atrapalhou.
Data: 08/07/09
1 – Foi nos passado um vídeo sobre o Brasil Sulino, mostrando os pontos fortes de sua cultura assim como alguns conflitos aos quais os sulistas tiveram que adentrar em busca de sua autonomia, assim como a influência dos alemães, italianos e poloneses em seu desenvolvimento.
2 – Me senti pressionado por ter que entregar os trabalhos no dia de hoje, assim como decepcionado por não ter tido aula prática no horário.
3 – Apenas acho que a aula prática deveria ter ocorrido, mas entendo que o espaço não estava disponível.
Data: 09/07/09
1 –Pudemos relembrar as coreografias já executadas em aulas anteriores.
2 –A aula foi interativa, divertida e dinâmica. Me senti bem ao relembrar algumas canções já executadas anteriormente.
3 –Foi uma das aulas mais ativas da disciplina, creio que deveria continuar daquela forma.
Data: 23/07/09
1 –Discutimos a organização do festival e algumas danças paraibanas foram ensinadas.
2 –Me senti alegre pelo fato de aprender danças e outros traços da cultura da terra em que nasci e vivo.
3 –Poderia ter dado uma abordagem maior ao festival, mas de forma geral foi satisfatório.
Data: 30/07/09
1 –Foi nos demonstrado sobre a capoeira como dança, jogo e elemento da cultura brasileira.
2 –Gostei de ter o contato com a capoeira após tantos anos.
3 –Creio que poderia ter sido dada uma abordagem teórica juntamente com a prática onde se estabelecesse conexões com a capoeira dos séculos passados e como ela vem evoluindo de lá pra cá em termos de socialização, cultura e preconceito.
VIII Festival de Danças Populares da UFPB
A turma do 5º período de Educação Física realizou no dia 06/08/09 juntamente com o professor da disciplina de Manifestações Culturais, Marcelo Bulhões o oitavo festival de danças populares da UFPB. Esse festival foi realizado em conjunto com crianças de escolas públicas, onde foram divididos grupos e cada grupo teve duas músicas para interpretar com crianças. Em minha opinião o festival foi bem realizado e todos os grupos ficaram de parabéns.
A organização geral do festival foi dada através da divisão por comissões, e essas comissões tinham como objetivo fazer com que o festival fosse um sucesso em sua área. Pelo que pude ver, todas as comissões trabalharam de forma proveitosa e contribuíram para que o festival fosse mais do que um trabalho, mas também uma festa com traços da cultura popular paraibana, nordestina e brasileira.
Matriz Tupi
O Brasil até então era um país desconhecido, habitado por índios, seres com uma cultura imensa e milenar. Os índios sobreviviam da caça e da pesca e tinham vários rituais, o que os fazia ter uma fé própria. Eles respeitavam seu inimigo e quando o matavam tinham o corpo dele como algo sagrado e era feito um ritual para que pudessem comê-lo. Esse fato de comer o inimigo era tido como algo sagrado que significava o respeito por seu oponente.
Os homens tinham o livre arbítrio para, após casado, trocar de mulher ao se interessar por outra, e a mulher via essa fato como normal. A hierarquia na aldeia era sempre cumprida e o cacique, normalmente um homem mais velho, tinha o poder de decisão. Entre os rituais realizados pelos índios estão as danças.
Matriz Lusa
Portugal sempre foi o país com maior cultura influente no Brasil. Essa situação é dada ao fato de que Portugal foi o descobridor do Brasil, foi quem mostrou o Brasil ao mundo e impôs suas políticas em nossas terras desde meados de 1500 d.c. A exploração feita por Portugal no Brasil lhes rendeu muita fortuna. Um dos pontos fortes dessa exploração era o pau brasil, que fez com que Portugal se tornasse conhecido como um grande comércio ao redor do mundo.
A presença de Portugal no Brasil é tão clara que a língua que nós falamos provém da dos portugueses. Portugal utilizou o Brasil, no começo da exploração como terra de refúgio e costumava enviar para o país recém descoberto as pessoas que eles não queriam em seu país.
Matriz Afro
Outra cultura muito presente no Brasil é a africana. Os africanos começaram a chegar ao Brasil como escravos provenientes dos “homens brancos” europeus, os quais os exploravam em benefício próprio para geração de mais lucro e de fortalecimento de seus negócios. Os negros eram vendidos como mercadoria entre os comerciantes e eram utilizados também na guerra, mas seu maior valor era como moeda de troca.
Enquanto presos, os negros tinham sua própria cultura e foram desenvolvendo ao passar do tempo ajudando a transformar o Brasil em um país com uma cultura popular rica. Uma de suas obras-primas foi a capoeira. A capoeira na época também era utilizada como defesa, mas era tida também como um tipo de dança.
Brasil Sulino
Os Jesuítas são os colonizadores da região sul do Brasil. Uma de suas idéias era universalizar sua linguagem e também tinham o objetivo de introduzir As Missões. Os gaúchos sempre foram conhecidos por sua personalidade forte e seu vigor para a guerra. Os Jesuítas se juntaram aos índios para conquistar o território, e ao fazerem isso tiraram dos índios as características de bravura e luta.Com o passar do tempo, os índios foram introduzidos para o trabalho escravo e foram de grande importância para o desenvolvimento da região naquela época. Esse fato de terem tirado as capacidades que os índios tinham e seus instintos foi tido com uma lavagem cerebral e foi um dos passos para fazer com que aqueles homens fortes com instintos e bravura virassem escravos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário