Bem Vind@s!!

Este é o canal acadêmico de comunicação interativa, democrática e participante d@s Alun@s, Monitor@s e Professor da Disciplina Manifestações Culturais Aplicadas à Educação Fíisica da UFPB do semestre 2009.1.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Marcell Pereira - Diário de Bordo e Matrizes

Questões:
1-O que eu aprendi na aula hoje?
2-Como me senti na aula hoje?
3-Como eu poderia melhorar essa aula?

Data: 16/04/09

1-Aprendi a dar mais valor a capoeira,que é um grande cartão postal do Brasil no exterior e também surgiu a vontade de conhecer mais da nossa cultura.
2-Muito empolgado em aprender mais da nossa cultura e a cursar essa cadeira.
3-Debatendo mais sobre os assuntos ministrados pelo professor.

Data: 23/04/09

1-Aprendi sobre a história do carnaval e do frevo,sobre como surgiu as escolas de samba do rio, sobre o surgimento também dos trios elétricos e o axé que hoje é sucesso na Bahia.
2-Um pouco de sono por causa do filme.
3-Tornando a aula mais dinâmica e assim mais animada.

Data: 30/04/09

1-Aprendi a fazer um blog pedagógico e a utilizá-lo. E com o inicio das aulas práticas, conheci as coreografias das músicas da região sul e sudeste.
2-Mais animado. Pois quando a aula é prática, sempre motiva mais o aluno.
3-Chegando um pouco mais cedo.

Data: 21/05/09

1-Aprendi um pouco da Matriz Tupi, que nos mostrou um pouco da sua história e dos seus costumes. Na prática relembrei as danças da aula passada e aprendi duas músicas novas da região sudeste.
2-Um dançarino.
3-Requebrando-me mais.

Data: 27/05/09

1-Foi passada a Matriz Luso, pude aprender mais sobre a influência da colônia portuguesa no Brasil. Aprendi duas coreografias de músicas da região centro-oeste.
2-Com facilidade nas coreografias.
3-Convencendo mais gente a participar da aula.

Data: 02/07/09

1-Aprendi sobre a Matriz afro, que foi um povo que teve muita importância na nossa colonização. E aprendi algumas danças de nossa região, o Nordeste.
2-Animado com o andamento dessa cadeira.
3-Chegando mais cedo.

Data: 08/07/09
1-Aprendi um pouco mais sobre a etnoginastica.E aprendi sobre a Região Sul,assistindo o Brasil Sulino.
2-Um pouco entediado.
3-Debatendo mais.
Data: 09/07/09
1-Revimos as danças já aprendidas e algumas novas.
2-Tranquilo por já estar familiarizado com as danças.
3-Pontualidade
Data: 16/07/09
1-Na sala, definimos os grupos responsáveis por cada comissão do festival e depois fomos para parte pratica para aprender o carimbo.
2-Fiquei empolgado com o ritmo das danças que foram passadas pra gente pelas alunas Maria Clara e Rubiane.
3-Nada a acrescentar.
Data: 23/07/09
1-Aprendi a Coco Paparú, Coco Roxo, Xaxado e Ciranda.
2-Confiante em saber das coreografias.
3- Tornando a aula mais dinâmica.
Data: 06/08/09
1-Foi realizado o nosso festival e vi como da trabalho cuidar para que tudo saia bem.
2-Livre por ter conseguido terminar o festival com tudo em ordem.
3-Começando no horário marcado e o professor poderia escutar mais os alunos.
Matriz TUPI
Os Tupis, primeiros habitantes do nosso Brasil, tinham uma cultura muito diversificada. No meio daquela imensidão de mato que era o Brasil, eles sabiam exatamente quais eram as plantas que serviam como medicamento, frutas que serviam para alimentação e as que eram tóxicas.
As aldeias eram bem estruturadas e o respeito entre eles era mutuo, diferente da crueldade com que tratavam os inimigos. Os homens eram os responsáveis pela caça e pela defesa da tribo, já as mulheres ficavam responsáveis pelos trabalhos manuais.
Nós herdamos muitos dos costumes indígenas, como: o banho diário, festas, tapioca, mandioca e a medicação através de ervas.
Matriz LUSA
Eles buscavam a descoberta de novas culturas, viajavam a novos continentes, as Ca-ravelas e as grandes navegações eram de extrema importância para eles.
Foram muito influenciados pela cultura Árabe e Israelita, que os ensinou a utilizar os algarismos, os costumes, a língua e contas.
Quando chegaram ao Brasil, se interessam apenas pelo pau-brasil e ficaram impres-sionados com os vasto território que eles encontraram e com os habitantes que La es-tavam.
Matriz AFRO
Devido a uma enorme migração africana para o Brasil, ela se tornou a base da nossa cultura, e nos acompanha ate hoje. Dominava a metalúrgica, a cerâmica, o artesana-to, a agricultura e domesticavam o gado.
Diferente dos que muitos pensam os africanos já praticavam a escravidão dos próprios negros, só que de uma forma diferente. Os europeus tiveram ate ajuda dos próprios negros para destruir aldeias.
Com a chegada dos europeus, os negros foram escravizados, trocados por mercadori-as e ate vendidos. Quando eles tentavam fugir e eram apanhados, eram submetidos a castigos violentos.
Brasil Sulino
Ela surgiu a partir dos espanhóis jesuítas que tinham o objetivo de catequizar e civili-zar os índios. Os índios que la existiam se juntaram a igreja católica e deixaram seus costumes de lado.
Os bandeirantes paulistas foram para o Sul capturar os índios para escravizá-los nos canaviais do Nordeste.
Os espanhóis trouxeram a sua cultura e sua arquitetura, trouxeram também o gado que se multiplicou rapidamente. Depois chegaram alemães, italianos e poloneses.
Carnaval
Os vídeos nos passa como foi a origem do carnaval e suas versões. Para os portugue-ses, era uma festa profana, cujo predominavam três temas, que eram: Sexo, Comida e Violência.
O primeiro baile de mascaras ocorreu no Rio de Janeiro, e logo depois em Recife – PE, que possuía uma escola de samba.
Dodô e Osmar inseriram notas rápidas e agudas, quebrando assim a influencia do rit-mo africano. A partir daí, o tempo do espetáculo televisivo, entrando em contradição com a essência do ritmo da África.


Nenhum comentário:

Postar um comentário