DIA 23/04/09
1º) O que eu aprendi na aula de hoje?
Sobre consciência política, posicionamento partidário, “a prostituição na Educação Física”.
2º) Como eu me senti na aula de hoje?
Despertou o desejo de estudar mais para poder ficar mais qualificado e poder no futuro conquistar o meu espaço.
3º) Como eu poderia melhorar esta aula?
Abrindo espaços para os alunos que quisessem dar suas opiniões sobre os assuntos comentados.
DIA 30/04/09
1º) O que eu aprendi na aula de hoje?
A fazer um blog, informações sobre a festa da lavadeira em Pernambuco, algumas danças populares típicas das regiões sul e sudeste em aula prática.
2º) Como eu me senti na aula de hoje?
Mais enriquecido culturalmente.
3º) Como eu poderia melhorar esta aula?
Ministrar os passos das danças mais pausadamente, pois, alguns alunos demoram um pouco para aprender as seqüências dos passos.
DIA 21/05/09
1º) O que eu aprendi na aula de hoje?
Assistimos a um vídeo sobre os tupis e aprendemos sobre sua cultura, costumes e hábitos.
2º) Como eu me senti na aula de hoje?
Achei interessante apesar de não concordar com seus costumes e hábitos.
3º) Como eu poderia melhorar esta aula?
Estive satisfeito e não vi necessidade nesta aula de melhorar nada.
DIA 08/07/09
1º) O que eu aprendi na aula de hoje?
Sobre o Brasil Sulino, costumes, como o sul foi catequizado pelos jesuítas.
2º) Como eu me senti na aula de hoje?
Culturalmente melhor, bastante interessante o vídeo
3º) Como eu poderia melhorar esta aula?
Abrindo uma discussão ampla sobre o vídeo entre os aluno presentes.
DIA 23/07/09
1º) O que eu aprendi na aula de hoje?
Aprendi sobre e a dançar o côco, ciranda e xaxado, um pouco mais sobre organização do festival de danças populares que estamos promovendo no próximo dia 06/08/09
2º) Como eu me senti na aula de hoje?
A cada aula mais enriquecido culturalmente, pois, estou vivenciando as danças populares regionais e típicas da nossa cultura.
3º) Como eu poderia melhorar esta aula?
Foi bastante satisfatória, na minha opinião não precisando de melhorias.
DIA 30/07/09
1º) O que eu aprendi na aula de hoje?
Vivenciamos novamente a dança do paparú e ciranda, iniciamos os cantos e movimentos da capoeira, como também houve uma discussão sobre o andamento da organização do VIII Festival de Danças Populares, promovido por nossa turma do 5º periodo
2º) Como eu me senti na aula de hoje?
Gostei bastante de aprender um pouco sobre a capoeira e pretendo aprender um pouco mais, como tenho dito nos diários, a cada aula me sinto mais enriquecido culturalmente.
3º) Como eu poderia melhorar esta aula?
Na questão do debate sobre a organização do Festival ser um pouco mais tolerante, pois, todos estão procurando trabalhar para o bom andamento do mesmo, apesar de termos mil e uma coisas para fazer (prova, trabalhos, estágios, etc.)
MATRIZ DO VÍDEO SOBRE O CARNAVAL
É a estrutura de classes , a organização política do Estado, o sistema econômico e seus meios de produção que determinam a cultura de um povo.
A cultura, historicamente, tem sido elemento diferenciador de classes.
O carnaval era um feriado, uma brincadeira, um fim em si mesmo, era uma ocasião de extensa diversão e liberação, no inicio as pessoas de várias localidades se reuniam na rua com os vizinhos e iam cantar e dançar livremente ao som de músicas alegres e descontraídas (marchinhas), era um momento único e extravazante para os participantes, de muita euforia.
E tornou-se uma tradição em que foi havendo modificações e adaptações nas diferentes regiões do Brasil, como no Rio de Janeiro onde os bailes eram muito presentes e significava sinal de status para os participantes, em Pernambuco, o frevo é marcante até hoje.
As questões sociais que envolvem a festa, são aumento da violência, da liberdade sexual e a predominância das comidas típicas das regiões por ocasião da festividade, a influência africana presente no carnaval baiano.
Com o passar dos anos houve as evoluções da festa que de meras brincadeiras passam a ter presente as evoluções como a criação das escolas de samba e dos trios elétricos, passa haver um choque cultural entre a simplicidade que era e o espetáculo que passa a ser. Tudo passa a ser um grande teatro, onde as pessoas se fantasiam e incorporam personagens e se expressam através de movimentos corporais. Como toda evolução traz seus “benefícios”, traz também os “malefícios”, como o choque cultural que ocorre, pois, as manifestações tradicionais ficam descaracterizadas perdendo sua identidade cultural, dando lugar a tecnologia, as organizações financeiras, a mídia explorando o lado comercial, entre outros, a relação da igreja também com o carnaval em Fortaleza, por exemplo, onde existe uma interligação entre os movimentos religiosos e culturais.
Enfim, é marcante todo processo que ocorre no período de realização do carnaval, onde cada região procura explorar de forma intensa em todos os sentidos, seja cultural, econômico, social, político, onde diversos segmentos da sociedade se engajam totalmente nas comemorações, passando de certa forma para o povo em geral, uma falsa alegria que não resolvem as questões sociais e as necessidades, principalmente da maioria que participa e é explorada fisicamente e economicamente, enquanto que alguns acumulam fortunas advindas da festividade.
É preciso rever o verdadeiro sentido cultural do carnaval em seus diversos aspectos e suas comemorações nas diferentes regiões do Brasil.
MATRIZ DO VÍDEO SOBRE OS TUPIS
A humanidade progride e os índios são povos que fazem parte da evolução humana, com seus costumes e tradições mantidas até hoje.
Sua capacidade de viver em comunidade, serem auto-suficientes com suas tradições e costumes, onde tudo existente é comum a todos, sua forma de sobreviver, caçar e alimentar-se é marcante na sua existência.
Suas raízes sendo preservadas de pai para filho, como quando o índio túpi criança, o pai colocava próximo a sua rede, um arco e flecha, representando que quando crescer o menino será um guerreiro.
Tudo que os túpis fabricavam como suas armas, ocas, vestimentas, alimentação, eles procuravam fazer tudo perfeito e com um significado próprio da sua cultura e com alguma utilidade.
A convivência entre eles era pacífica, porém, com os inimigos eram implacáveis, a ponto dos mesmos serem devorados em rituais. Havia toda uma preparação quando uma guerra era decretada entre diferentes tribos, através de insultos até o momento em que se travava o confronto, os mesmos se pintavam se caracterizando.
Apesar de cada um ter seu espaço na tribo, toda a terra era comum a todos.
Para tudo havia uma ritualização, para o nascimento e para a morte, para o plantio e para a colheita, para o casamento e a para a separação, para a guerra e para a paz, enfim, fiéis aos seus costumes de criança a velhos.
São influenciados por suas crenças religiosas, acreditando no deus sol e deus lua, em estrelas e espíritos de guerreiros já falecidos.
É um povo que tenta até hoje preservar suas raízes, mantendo suas tradições e costumes, mas que também pouco a pouco é influenciado pela sociedade contemporânea.
MATRIZ DO VÍDEO SOBRE O BRASIL SULINO
Vastos campos verdes, clima de temperatura baixa, fazendas onde predomina a pecuária e o plantio de grãos, chimarrão como bebida indispensável acompanhado de um bom churrasco próximo a fogueira reunido com os amigos, conversando, cantando e tocando a gaita de fole, bombacha como vestimentas, botas e chapéu na cabeça, características impares do povo da região sul.
Onde Jesuítas espanhóis introduziram as missões, catequizando os índios, os bandeirantes paulistas escravizaram cerca de 300.000 índios, os portugueses lutaram ferrenhamente para ampliar a região em favor do Brasil de forma satisfatória e conseguiram.
Casas simples ocupadas com utensílios artesanais, povo trabalhador e dedicado, alemães e italianos imigraram para esta região brasileira, implantando costumes da sua cultura que se espalhou por todo território da região sul, acrescentando a do povo primitivo, predominância de colônia, algumas tipicamente alemãs e otras italianas.
A constituição de um sentimento comum formam uma nação, assim é o Brasil Sulino, constituído dessa união das pessoas com seus costumes e culturas predominantes.
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