“O Povo Brasileiro”
• Matriz Lusa:
Os portugueses eram os povos de maior tecnologia cientifica que foi adquirida dos árabes e chineses após a invasão desses povos na Europa. Esses povos influenciam Portugal tanto no conhecimento científico como também na matemática, a culinária e, principalmente, a cartografia.
Após a colocação do português como língua oficial e da capital federal se tornar Lisboa, as artes e a ciência das navegações tornam-se matérias curriculares passando, assim, a ter uma maior dedicação à tecnologia das embarcações e no modo de cartografar podendo, os portugueses, continuar as “aventuras marítimas”. Dentre essas “aventuras marítimas” a descoberta da Índia trouxe o conhecimento de uma cultura nunca antes vista (novos povos, novas línguas, novos animais, novas comidas...).
Tudo isso foi trazido ao Brasil quando os portugueses descobriram a nossa terra. Podemos dizer que a principal influência foi à língua, mas muitas outras influências têm grande força em determinadas regiões do Brasil. Como por exemplo, a festa do Divino que é realizada todo ano no estado do Espírito Santo.
• Matriz Afro:
Uns dos principais influenciadores da cultura no nosso país são os africanos, pois foram trazidos para cá como escravos e ocupavam todo o território brasileiro. Deixando alguns dos seus costumes e influências em todas as regiões.
Eles eram muito bons na domesticação de animais e na metalúrgica. Nas suas “aldeias” eram possível encontrar apenas a cultura de sua terra natal. Conheciam bem a arte da guerra e eram de um enorme valor na “força de trabalho” e, talvez, por isso também serviam como moeda nas transações comerciais.
As religiões, as danças, os ritmos musicais, algumas palavras, a culinária, tudo isso foram e são influências para o povo brasileiro, principalmente aqueles que hoje vivem onde se concentravam o maior número de “aldeias” de negros.
• Brasil Sulino:
O Brasil sulino surge a partir dos espanhóis jesuítas que formam as “missões” que tem o objetivo de catequizar e civilizar os índios. Depois que os Bandeirantes Paulistas descobriram sobre as “missões” migraram para o sul com a intenção de capturar aos índios e os escravizar mandando-os para trabalhar nos canaviais nordestinos.
A guerra entre colônias portuguesas e espanholas faz com que a força e o respeito dos gaúchos seja mostrada. E por conta disso é respeitada e tem uma forte influencia ainda na sociedade atual.
Italianos e alemães chegam ao Brasil e ocupam boa parte do sul do país. Trazem de seus paises suas culturas e enchem essa região de diferentes costumes. Suas línguas diferentes influenciam, principalmente, no sotaque atual, mas o que podemos perceber bem visualmente são as construções arquitetônicas que se mostram idênticas as dos seus paises de origem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário