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quarta-feira, 8 de julho de 2009

Poliane de Alencar Holanda - Diário de Bordo e Matrizes

DATA: 16/04/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Foi o primeiro contato do professor com a turma, onde ele falou o programa da disciplina, com os conteúdos e as atividades a serem desenvolvidas no decorrer da cadeira. Aprendi que a capoeira é a manifestação cultural brasileira mais praticada e que é enraizada na Bahia, compreendi também a importância e valor que devemos dar para a capoeira.
2. Como me senti na aula hoje?
Percebi a importância de nós professores de Educação Física ampliar os nossos conhecimentos dentro do nosso campo de trabalho, assim me senti ansiosa para cursar a disciplina e poder aprender sobre as manifestações culturais do nosso país e novas possibilidades de atuação.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
Para um primeiro contato não tenho nenhum questionamento ou sugestão para melhorar a aula, o professor foi esclarecedor da sua proposta e objetivos.

DATA: 23/04/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Percebi a importância de nós graduandos nos envolvermos em projetos de pesquisas e monitorias. Na aula foi passado um documentário: “Sergio Gusmão”, nele compreendi os vários conceitos atribuídos a cultura, como também a história do carnaval, do frevo, a diferença entre o maracatu do Ceará e o maracatu de Pernambuco, o surgimento das escolas de samba do Rio, dos trios elétricos e do axémusic, que caracterizam o carnaval atual da Bahia.
2. Como me senti na aula hoje?
Senti-me um pouco entediada, pois no filme não houve discussão professor e alunos, possibilitando um melhor entendimento do tema abordado.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
A aula poderia ter sido mais eficiente e dinâmica, se tivesse havido um debate sobre o documentário, entre professor e alunos.

DATA: 30/04/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Aprendi a fazer e a utilizar um blog pedagógico, onde nós iremos expor nossas atividades acadêmicas da disciplina, possibilitando um maior espaço de discussão e de aprendizado. Foi dado início a parte prática de danças populares, aprendi as músicas características da Região Sul (Pezinho, Balaio e Chote Carreirinha) e duas da Região Sudeste (Tira o chapéu e Caranguejo), como também os passos coreográficos de cada música.
2. Como me senti na aula hoje?
Senti-me bem, foi o primeiro contato com as danças populares na prática, fiquei com um pouco de dificuldades nas coreografias. Pois foram muitas passadas em apenas uma aula.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
Um maior tempo destinado para a prática e maior número de repetições da coreografia e música.

DATA: 21/05/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Na primeira parte da aula, foi passada a Série ‘O povo brasileiro’ Darcy Ribeiro, nela foi introduzida a Matriz Tupi, que abordou as influências das comunidades indígenas, os seus costumes, o seu modo de vida e suas crenças. Na parte prática me recordei às coreografias e letras das músicas vistas na aula passada, como também foi introduzida duas novas danças da Região Sudeste (Dança do Café e Pilar Café).
2. Como me senti na aula hoje?
Senti um maior domínio das coreografias já vistas anteriormente e mais motivada.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
A aula foi ótima, houve um bom debate durante a série que foi passada e a parte das danças populares muita dinâmica e de bom entendimento.

DATA: 27/05/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Foi dada continuidade a Série O povo brasileiro’ Darcy Ribeiro, hoje vimos a Matriz Luso, nela compreendi a importância e influência portuguesa para o nosso país. Foram repetidas as coreografias vistas anteriormente e teve início a novas danças: Caninha Verde e Cavalo Piancó, ambas da Região Centro- Oeste. Desta forma relembrei as já vistas e aprendi as novas.
2. Como me senti na aula hoje?
Senti-me mais segura nas coreografias já vistas, porém um pouco de dificuldade em algumas que foram introduzidas nesta aula.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
Um maior debate e participação da turma, na série vista em sala. E a parte prática foi muito boa, sempre mais dinâmica, apesar de uma das coreografias ser um pouco complicada. Mas melhoraria caso houvesse maior número de repetições das coreografias.

DATA: 02/07/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Pude compreender uma nova perspectiva coreográfica e rítmica, diferenciada aplicada à ginástica de academia que é a Etnoginástica, a qual se utiliza das danças populares, aproveitando o espaço, tempo, material, instrumentos e bases fisiológicas da ginástica de academia clássica. Foi retomada a série O povo brasileiro’ Darcy Ribeiro e nesta aula foi abordada a Matriz Afro, a qual falou da sua história, cultura, modo de vida, crenças e das influências que tiveram em nossa colonização. Também foi retomada a aula prática das danças populares, vivencie e aprendi algumas danças da Região Nordeste, foram elas: Caninha Verde – CE, A dança do Camaleão, Araruna e Galope.
2. Como me senti na aula hoje?
Percebi a influência que os negros tiveram para a nossa cultura, além da importância de nos professores de Educação Física vivenciar as danças populares, para podermos aplicar em nossas aulas, resgatando a nossa cultura.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
Diante dos temas discutidos e as danças populares, não tenho nenhum questionamento, pois considero que a aula foi ótima e de grande aprendizado.

DATA: 08/07/2009

1. O que eu aprendi na aula hoje?
Hoje a aula foi mais curta e não houve aula prática. Foi retomada a proposta da Etnoginástica com sua importância de manter a identidade cultural. Na Série O povo brasileiro’ Darcy Ribeiro, vimos à parte do Brasil Sulino, que mostrou influência dos jesuítas espanhóis no povo do Sul, na introdução de suas missões. Abordou a cultura e o modo de vida rural.
2. Como me senti na aula hoje?
A aula passou tão rápida e foi tão dinâmica que não deu tempo de ficar entediada.
3. Como eu poderia melhorar esta aula?
A aula foi muito boa, houve grande participação da turma e debate do professor nos assuntos explanados.

DATA: 09/07/2009

1.O que eu aprendi na aula hoje?
A aula foi ótima, tive a oportunidade de relembrar as músicas e coreografias das danças populares que foram vistas durante toda a disciplina. Como sempre a parte prática é muito dinâmica e o professor muito motivador.
2.Como me senti na aula hoje?
Senti-me mais segura, pois pude lembrar de algumas coreografias que já não me recordava.
3.Como eu poderia melhorar esta aula?
Se tivesse começado no horário marcado, teríamos um maior tempo destinado à aula.

DATA: 16/07/2009

1.O que eu aprendi na aula hoje?
Tivemos a oportunidade de organizar a turma por comissões, para o VII Festival de Danças Populares da UFPB e aprender coreografias do Carimbó, dança de região Norte mais precisamente do Pará, a qual foi passada pelas alunas Rubiane e Mª Clara. A aula foi muita dinâmica e engraçada. Experiência enriquecedora para mim.
2.Como me senti na aula hoje?
Inicialmente senti-me preocupada, pela responsabilidade de organizar um festival. Na parte prática senti-me muito bem.
3.Como eu poderia melhorar esta aula?
A aula foi ótima, nenhuma mudança a fazer.

DATA: 23/07/2009

1.O que eu aprendi na aula hoje?
A aula foi ótima, vimos algumas danças da Região Nordeste, como: Coco Paparú, Coco da Roxa, Ciranda e Xaxado. Porém algumas coreografias são mais elaboradas, com isso de maior de dificuldade de execução.
2.Como me senti na aula hoje?
Senti-me mais segura, pois pude lembrar de algumas coreografias que já não me recordava.
3.Como eu poderia melhorar esta aula?
Se tivesse definido maiores detalhes sobre o festival e maior tempo destinado a prática, com mais repetições das coreografias.

POVO BRASILEIRO, DARCY RIBEIRO.

MATRIZ-TUPI


A Ilha Brasil, já preexistiu humanamente e fisicamente, antes da colonização do Brasil, eram os tupis, também chamados de brasis, que lá habitavam. Eles tinham o modo de vida comunista, viviam em aldeias e moravam em maloca, que tinha capacidade para aproximadamente 600 pessoas.
Na comunidade havia a divisão do trabalho, homem eram caçadores e guerreiros, já as mulheres eram responsáveis pelo trabalho na aldeia. Viviam da plantação, colheita, caça, pesca e também fabricavam seus próprios instrumentos. Eram capazes de identificar espécies de alimentos e remédios. Dedicavam-se as festas e as guerras Espíritas, acreditando na vida após a morte e que tudo tinha espírito.
Sem dúvidas, os costumes indígenas foram herdados por nós, como exemplos: o hábito de tomar banho diário, as festas, a tapioca, a mandioca, o bom humor e a facilidade do riso.

MATRIZ-LUSA

Portugal foi um país voltado exclusivamente para o mar, com isso a pesca era uma atividade bastante desenvolvida. Para chegar até a Índia por via marítima, foi preciso conhecimentos náuticos e cartográficos.
Portugal chegou ao Brasil e pouco ligou para ele, tinha interesse apenas em seu vasto território e na exploração do pau-brasil, que funcionava como corante.
Em 1948, Portugal finalmente chegou às Índias, desbancando os comércios italianos e árabes, tornando dono deste comércio, garantindo o fluxo de mercadorias orientais para Portugal. Os árabes implantaram o algarismo, difundiram as contas e ensinaram à cultura romana para os lusos.

MATRIZ-AFRO

Os negros são considerados os deuses metalúrgicos, dominavam a metalurgia, a cerâmica, artesanato, agricultura e domesticavam o gado. Também conheciam o comércio.
A própria idéia de escravidão veio da África, porém o seu sentido era de impor hierarquia na comunidade. Entretanto os europeus aproveitaram tal designação e foram tornando os negros realmente escravos, sendo trocados por mercadorias e vendidos. A maioria ia trabalhar em lavouras de cana, nos engenhos de açúcar ou em casa de fazendeiros, porém muitos ainda eram vítimas de castigos extremamente cruéis.
Os negros deixaram para nós uma grande diversidade cultural, a opção do uso de cores mais vivas e contrastantes, uso de pulseiras, mostrarem a barriga, as tatuagens, crenças e rituais religiosos são costumes antigamente praticados pelos negros, eles são considerados os componentes mais criativos da cultura brasileira.

BRASIL SULINO

Os guaranis habitavam a Região Sul, lá viviam com seus costumes e modo de vida diferenciando. Logo os jesuítas-espanhóes chegaram ao Sul e introduziram as missões do cristianismo, para unificar a cultura e haver a conquista espiritual, para eles o índio ideal era o índio que não fosse índio.
O que os jesuítas-espanhóes fizeram foi tipo uma lavagem cerebral, fazendo com que os índios perdessem suas raízes, com seus costumes e crenças, fazendo com que eles seguissem e acreditassem no que os jesuítas julgavam correto. Um dos objetivos dessa ‘escravidão’ era a preparação do índio para o mercado de trabalho.
Os originais gaúchos não se identificam com os portugueses e espanhóis, eles se assemelham aos índios, tem a vida no campo, fabricando o próprio alimento (maçarão, pão, café, milho) e junto ai gado. Lá também ocorre a Festa do Divino Espírito Santo, um costume deixado pelos açorianos.

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