Data (17/04/2009)
1-“Podemos ser o melhor sem passar por cima de ninguém”. Devemos viver, conhecer, viajar e explorar, aumentar nosso leque de conhecimentos; Aprendi um pouco sobre a capoeira, o que é, de onde veio, etc.
2-Me senti incomodado diante de algumas indagações abordadas pelo professor. Indagações fortes sobre quem somos e o que estamos fazendo na universidade.
3-Prestar ainda mais atenção na aula.
Data (24/04/2009)
1-Aprendi sobre alguns projetos da universidade e qual sua importância na formação acadêmica; aprendi sobre algumas danças regionais brasileiras, o que é o carnaval, o que ele representa e de onde ele veio.
2-Um pouco desmotivado, devido ao documentário passado em aula, principalmente na parte do debate.
3-
Data (30/04/09)
1.Aprendi como se faz um blog; Aprendi também sobre história, cultura e a coreografia de algumas danças da região sul e sudeste do nosso país.
2.Senti-me alegre, pois me divertir junto com os colegas de sala no momento o qual aprendíamos os passos das danças.
3.Para melhorar a aula, os passos das danças deveriam ser repassados mais devagar para uma melhor assimilação por parte do alunado.
Data (21/05/09)
1.Aprendi algo sobre a cultura indígena e ainda danças populares relacionadas aos povos do Sul do país.
2.Estava bastante motivado ao assistir o vídeo e aumentar meus conhecimentos sobre a cultura de outros povos.
3.Chegar mais cedo na aula para que a aula possa render mais.
Data (27/05/09)
1.Aprendi um pouco sobre a história do Brasil, como ele foi descoberto e a grande influência cultural que temos de outros povos desde a época da colonização
2.Estava um pouco cansado e sonolento, porém a matéria do vídeo estava bastante interessante e não me deixou dormir.
3.Antes de passar o vídeo para os alunos, perguntaria algo sobre a historia do Brasil. Posteriormente passaria o vídeo e após o término do documentário, faria as mesmas perguntas as quais foram feitas antes.
Data (02/07/09)
1.Aprendi sobre o que é a etnoginástica e que se pode utilizar recursos das danças populares nas aulas de ginástica de academia; Aprendi algo sobre a cultura Afro e algumas danças da região Nordeste
2.Motivado a procurar saber mais sobre a aplicabilidade da ginástica de academia.
3.Demonstrar passos de alguma dança popular com aplicabilidade na ginástica de academia.
Data (03/07/09)
1.Melhorei os passos das danças anteriormente vistas
2.Estava um pouco cansado e desmotivado.
3.Motivar melhor as pessoas que queriam desistir.
Data (23/07/09)
1.Aprendi passos da dança xaxado.
2.Estava bastante motivado, mas ao fim da aula já estava bastante cansado, devido o professor ter repassado os vários outros passos das danças anteriores.
3.Dá um maior tempo de intervalo para que os alunos pudessem descansar um pouco mais.
Data (13/08/2009)
1-) Aprendi quais são os instrumentos musicais utilizados na capoeira, como montar um birinbau e aprendi também a tocar alguns deles; Aprendi alguns passos da capoeira e algumas musicas que são cantadas durante a roda. Foi uma vivência muito proveitosa que até me dispertou o desejo de praticá-la.
2-) Me senti alegre por estar com todos da sala aprendendo juntos e vivenciando a prática da capoeira.
3-) Não sei o que poderia ter melhorado nessa aula, porque pra mim foi quase tudo novo e aprendi muito.
A Matriz Tupi
Os índios ‘brasis’, constituem as raizes étnica e etimológica do povo brasileiro, sendo os primeiros moradores de nosso país. Considerados pelos recém-chegados europeus uma raça pura, ‘sem males’, tinham suas práticas voltadas para a subsistência, não conheciam a exploração política ou ditatorial, eram carismáticos e respeitavam a natureza como a eles mesmos.
Sua característica mais marcante era a visão coletiva. Compartilhavam tudo, não eram possessivos. Apresentavam grande organização funcional dentro das aldeias, dividindo as tarefas necessárias para todos, de acordo com gênero e idade. Apesar desse pensamento interino, eram cruéis com seus inimigos, executando e comendo os prisioneiros, após festas de vitória e extensos rituais canibalistas. Guerreiros exímios, exibiam seus acessórios e armas longamente antes da própria guerra. Suas concepções religiosas se acoplavam ao mundo concreto, atribuindo a tudo um espírito.
Os principais valores deixados pelos índios foram suas técnicas de sobrevivência e adaptação, seus hábitos estéticos e higiênicos, sua visão de convivência pacífica, seus hábitos festivos e o deslumbramento por tudo o que é belo, principalmente o que nos é entregue pela natureza.
A Matriz Lusa
O documentário retrata a história da matriz Lusa. Como os povos árabes, peninsulares e asiáticos influenciaram na construção da língua, da arquitetura e nos costumes do povo português e como estes valores influenciaram em sua vida política, econômica e social, e posteriormente dos povos conquistados por eles.
Com o passar dos anos e o surgimento e a evolução das tecnologias de navegação, foi favorecida a expansão territorial e os descobrimentos, e concomitantemente o desenvolvimento comercial e enriquecimento da nação.
A emergência de uma nova concepção científico-natural encontrou obstáculos, por muitas vezes ser antagônico aos dogmas religiosos. Porém difundiu-se e se estabeleceu, atribuindo aos seus conceitos a influência definitiva divina.
Conhecendo-se novos mundos e reafirmada a superioridade imperial de Portugal, revelada no surgimento da empresa escravista e colonial, o povo português se sobressaiu como potência no mundo medieval, garantindo sua herança cultural as suas colônias.
A Matriz Afro
As raízes biológicas do povo brasileiro se fundamentam em grande parte dos escravos negros africanos, comercializados e trazidos ao Brasil durante o período colonial. Toda a sua cultura está presente até a modernidade. Os primeiros grupos trouxeram consigo seus costumes tribais, seus rituais religiosos, suas concepções estéticas, além de produções como cerâmica, agropecuária, a moeda, e a própria escravidão, que ele entre as tribos já conheciam pelos prisioneiros de guerra capturados.
Talvez o elemento mais marcante da cultura negra africana seja a religião. As tribos dos Bantus criam num mundo invisível e no visível. No invisível e Criador e Pai de tudo está Deus, com o qual o homem, centro de toda a criação, tem um vínculo supremo. Reverenciavam seus ancestrais pela maior proximidade com Deus, como também os feiticeiros, importante figura espiritual, e o Rei, líder da tribo, considerado o abençoador. Apesar da variedade de Deuses, de acordo com as tribos e regiões, os grupos eram extremamente espíritas, ritualísticos, guerreiros e usavam muitos adornos.
Consideradas importantes são as heranças: religião, estética e economia monetária, entre o povo brasileiro. Os deuses estão presentes em tudo no mundo moderno. O negro foi e é considerado o componente mais criativo da cultura brasileira, e seus valores vão além do capitalismo, podendo representar uma importante reflexão em prol de futuras soluções contra os problemas que este sistema acarreta.
A Matriz Sulina
Os jesuítas espanhóis chegaram ao Brasil pensando reinventar a civilização preexistente, a dos índios guaranis. Encontrando um povo dócil e sem malícia, implantaram as missões, catequizando os índios e incutindo uma mentalidade inteiramente submissa ao catolicismo e ao poder eclesiástico. Isso resultou no trabalho disciplinado e produtivo exaustivo dos índios.
Também residentes, os mamelucos paulistas participaram do comércio de índios, desbravando as terras sem dono, ficando conhecidos como ‘bandeirantes’. Miscigenados pelas inúmeras etnias, ao sul do país e vivendo da agricultura e do numeroso gado restavam os gaúchos, mestiços de índios destituídos das missões e brancos pobres. Marcadamente um povo orgulhoso e distinto, com vestimentas próprias, livre pelas terras sem fronteiras, prolongando sua etnia nascente através de suas histórias frequentemente recitadas.
Com as constantes brigas entre os gaúchos, portugueses e espanhóis pelas terras, foram fixadas as fronteiras. Progressivamente os gaúchos fixaram-se em instâncias, escravizavam o negro africano e receberam as influências modernas dos imigrantes europeus.
Resta ainda suas práticas coletivas. Conhecidas como terras ‘faxinais’, há posses privadas, mas também coletivas, onde as famílias podem compartilhar espaços, tudo para um bem comum.
Diferentemente do resto do Brasil, o sul mantém ainda uma cultura própria, porém em transformação e progressiva aculturação, sofrendo a influência dos meios de comunicação de massa.
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