Bem Vind@s!!

Este é o canal acadêmico de comunicação interativa, democrática e participante d@s Alun@s, Monitor@s e Professor da Disciplina Manifestações Culturais Aplicadas à Educação Fíisica da UFPB do semestre 2009.1.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ana Luiza de Oliveira - Diário de Bordo e Matrizes

1ª AULA – 16/04
1. Com a explanação feita sobre a disciplina pude conhecer outras possibilidades de atuação do profissional de Educação Física através do trabalho com a cultura popular e ainda, com o vídeo sobre a capoeira, perceberam o quanto é valorizada fora do país.

2. Fiquei ansiosa para aprender mais sobre a cultura popular e seus elementos para poder utilizá-los no futuro durante minha atuação profissional.

3. Com as questões levantadas na aula poderia ter exposto minha opinião dando continuidade ao debate, me tornando mais participativa, como também poderia ter realizado perguntas sobre os assuntos abordados.

2ª AULA – 23/04
1. Através do vídeo (Carnaval e Cultura) pude aprender os fatores determinantes da cultura, como ela marca um povo, os fatores que influenciaram o surgimento do carnaval, seus símbolos, ritmos, a diversificação nas regiões e sua influência na economia.

2. Uma questão trazida pelo professor a respeito dos estágios e da desvalorização do educador físico me causou inquietação, pois os alunos estão interessados em aprender e os empregadores em explorar. A respeito do vídeo fiquei satisfeita em aprender muito sobre o carnaval e a nossa cultura.

3. Mais uma vez, poderia ter exposto minha opinião sobre a questão dos estágios e a exploração. E sobre o vídeo, realizado comparações como é o carnaval em outros lugares não expostos no vídeo.

3ª AULA – 30/04
1. Foi o primeiro contato com as danças populares. Conheci algumas danças da região sul e suas características e aprendi as coreografias.

2. Alegrei-me bastante por poder experimentar as danças e ainda foi oportuno para a interação com os demais colegas da turma.

3. Estimulado mais os alunos a se empenharem mais nas coreografias e auxiliando o parceiro (a) de dança.


4ª AULA – 21/05
1. Com vídeo sobre a Matriz Tupi pude aprender sobre os povos, os índios, que habitavam o Brasil antes da sua descoberta, como se comportavam, sua sabedoria e respeito à natureza e ainda os costumes que herdamos deles. Também aprendi algumas danças das regiões sudeste e centro-oeste.

2. Senti-me privilegiada por poder conhecer sobre os índios e por aprender mais danças de outras regiões do país.

3. Levantando questões sobre os índios para aprofundar o conhecimento e buscando aprender as letras das músicas para cantar e animar ainda mais a aula.

5ª AULA – 27/05
1. Aprendi quais os outros povos que influenciaram no desenvolvimento de Portugal e sobre sua cultura, transformações que passou e vinda para o Brasil. Ainda vivenciei mais danças da região sudeste e centro-oeste.

2. Senti-me feliz por ter conseguido aprender as coreografias, além de ter me divertido muito durante a aula.
3. Abordando outros aspectos das regiões através de exemplos e relato de experiências já vividas por mim e o pelos demais alunos.

6ª AULA – 02/07
1. Pude conhecer sobre a história, os costumes, crenças, formas de viver, dos africanos; também aprendi o conceito da etnoginástica, como se processa e ainda as danças da região nordeste.

2. Senti-me satisfeita por conhecer mais uma cultura, mais uma proposta de atuação na área e por experimentar e reviver as danças da região nordeste.

3. Fazendo uma leitura da letra da música anterior à coreografia para que no momento da execução todos pudessem ser mais participativos.

7ª AULA – 08/07
1. Foi apresentado o Brasil Sulino, a conquista da região sul pelos Jesuítas, a cultura, influência dos imigrantes, a vida no interior, as tradições, as características próprias.

2. Foi mais uma satisfação em poder conhecer o processo de desenvolvimento de outra região do país.

3. Buscando conhecer mais detalhes sobre o sul, se as tradições são mantidas ou se sofreram modificações, como é a economia, entre outros elementos.

8ª AULA – 09/07
1. A aula foi bastante proveitosa, pois pude relembrar as coreografias já passadas, consequentemente, melhorando a execução dos passos e esclarecendo algumas dúvidas.

2. A aula foi bastante divertida, dinâmica e interativa. Dessa forma fiquei satisfeita por ter aproveitado bem todos os momentos.

3. Passado as letras mais vezes para que houvesse a participação de todos e gerar maior animação no momento da dança.

9º AULA – 23/07/09
1.Aprendi as danças da Paraíba Coco Paparu e Coco da Roxa e ainda a turma criou novos passos para a ciranda. Mais uma forma de aplicação pedagógica. Também foi discutida a organização do Festival.
2.
Com a criação de novos passos a criatividade foi estimulada e isso é bem motivante. Foi muito bom conhecer as danças da nossa região.
3.
Interagindo mais com a turma para a criação dos passos da ciranda.

10ª AULA – 30/07/09

1.
Capoeira – dança, jogo, luta. Uma parte muito rica da cultura brasileira. Aprendi os movimentos básicos da capoeira, algumas brincadeiras com ela, músicas e as partes que compõem um berimbau (instrumento da capoeira).
2.
Foi uma aula muito interessante, pois nunca tinha experimentado a capoeira e foi uma ótima experiência.
3.
No momento das brincadeiras demonstradas, algumas pessoas ficaram de fora, talvez por timidez ou receio de realizar os movimentos, então poderia motivar mais essas pessoas e conversar para saber os motivos da não participação.

VIII FESTIVAL DE DANÇAS POPULARES


Na manhã de quinta-feira (06/08/09) ocorreu no Centro de Vivências o VIII Festival de Danças Populares, organizado pela turma do 5º período da disciplina de ensino das Manifestações Culturais na Educação Física. O Festival contou com a apresentação de danças de inúmeras crianças de algumas escolas públicas e particulares e ainda com a apresentação da turma e do Grupo Imburana.

Foi um desafio organizar um Festival e ainda ensinar os passos às crianças para que se apresentassem no dia, mas ao mesmo tempo foi um trabalho gratificante em que pude adquirir maior conhecimento, trocar experiências, aprender, me encantar e orgulhar das crianças que convivi (Escola Braz Baracuhy), vencer obstáculos, enfim, foi satisfatório e muito válido.

13/08/09
1. O que eu aprendi na aula hoje?
Um pouco mais sobre capoeira e como montar um berimbau. A aula foi voltada mais para adolescentes, diferente da anterior que foi para crianças. Relembrei os movimentos já aprendidos e conheci novos que necessitavam de força, coordenação, equilíbrio e também um alongamento diferenciado e muito interessante.
2. Como eu me senti na aula hoje?
Apesar de estar muito cansada me esforcei ao máximo para aprender e ser bem ativa durante a aula. Foi muito divertida.
3. Como eu poderia melhorar a aula de hoje?
Gostei bastante da aula e acredito que fiz o melhor que pude
.

21/05
MATRIZ TUPI
Brasil, terra até então desconhecida e habitada por um povo “diferente” e aparentemente ingênuo sem muito a oferecer, aos poucos vai sendo explorada e mostrando riquezas nunca vistas antes. Tais riquezas são naturais que por si só encantam ou ainda aquelas criadas pelos habitantes desta terra.
Os povos se comportavam de uma forma ainda desconhecida por aqueles que chegavam. Moravam em aldeias, eram classificados de acordo com a língua, consideravam a terra como um bem comum. Dividam tarefas para homens (caçar, fabricar as armas e canoas) e mulheres (tecelãs e cuidavam de outras tarefas da aldeia) e ainda possuíam um intenso conhecimento dos elementos da natureza vivendo em total harmonia com ela.
Cada tribo tinha seus costumes. Os Tupinambás, por exemplo, tinham uma vida social que consistia em festas com muita música e dança. Entre si eram pacíficos, mas na hora da guerra eram implacáveis e passavam por todo um ritual de preparação. Ao capturar o inimigo davam-lhe comida, festejavam a sua volta e depois o matavam para comer todo o corpo.
Esses povos que aparentavam ingenuidade são os índios, possuidores de extrema sabedoria, dos quais herdamos alguns costumes como o hábito do banho diário, a arte e a relação com a natureza que infelizmente não usamos com a mesma sabedoria deles.

27/05
MATRIZ LUSA
Portugal, conhecido pelas grandes navegações por possuírem uma ótima frota marítima, que por conseqüência culminaram na descoberta de novas terras, povos e línguas diferentes, entre eles o Brasil. Conseguiram inúmeras riquezas através da exploração.
Sofreu influência de vários povos, principalmente os Árabes que causaram diversas transformações culturais, nas paisagens, costumes e ainda influenciaram o mercantilismo com a implantação dos algarismos auxiliando na matemática, até então feita com pauzinhos.
Por ser colonizado pelos Portugueses, o Brasil tem muito da cultura de lá, como por exemplo, a Festa do Divino Espírito Santo que acontece no Maranhão.



02/07
MATRIZ AFRO

A África abrigou inúmeras culturas e por isso nunca foi homogênea. Os africanos chegaram ao Brasil pelo Ciclo da Guinéia e viviam da agricultura, criação de gado, produção de cerâmica, dominando também a metalurgia.
Em suas aldeias cultuavam e eram os donos da água, terra, floresta e acreditavam que tal cultuação trazia fertilidade para as mulheres e para a terra (agricultura). Eram Aristocratas e já utilizavam a escravidão antes dos colonizadores. Os escravos eram vendidos para o trabalho, para a guerra e serviam como moeda. Com a mudança na rota da escravidão foram espalhados por diversos países.
A cultura africana é antropocêntrica, mas acreditavam também em Deus e que o homem é o centro de sua criação. Cada povo tinha seus costumes e crenças.
A religiosidade era através dos orixás, cultuação aos mortos e seus ancestrais.


08/07
BRASIL SULINO

A região sul foi colonizada pelos Jesuítas espanhóis que introduziram As Missões. Queriam universalizar a linguagem e juntaram os índios para a conquista territorial e espiritual. Com o modelo de civilização tiraram dos índios a característica de bravura e luta.
No sul não havia fronteiras e por isso muitos imigrantes italianos, poloneses, franceses vieram e passaram a influenciar na economia, nas construções. Os gaúchos surgem a partir da criação de gado. Conforme vão se expandindo lutam para a conquista do território e finalmente fronteiras são estabelecidas e os portugueses também auxiliaram nessa divisão, pois conseguiram inúmeras terras para a região.
No interior gaúcho as características portuguesas são marcantes, principalmente na forma da criação do gado e do cuidado com a terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário