1ª AULA – 16/04
1.Tive uma noção real do que representa a capoeira tanto no Brasil quanto no exterior.
2.Senti necessidade de melhorar minha postura em relação à profissão, principalmente no que diz respeito à valorização da nossa cultura.
3.Buscando mais conhecimentos para poder interagir mais na aula.
2ª AULA – 23/04
1. Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o histórico do carnaval, sua origem seus símbolos e principalmente a influência sobre a cultura brasileira.
2.Mais uma vez senti necessidade de crescer profissionalmente, pois só assim serei valorizada profissionalmente.
3.Expondo a minha opinião sobre as questões debatidas em sala (carnaval e valorização da profissão).
3ª AULA – 30/04
1.Conheci algumas músicas e coreografia que até então era desconhecidas para mim. Também pude perceber o valor cultural dessas músicas.
2.Senti-me bastante estimulada a aprender cada vez mais.
3.Sem sugestão. A aula foi bastante proveitosa.
4ª AULA – 21/05
1.Através da exposição do vídeo Matriz Tupi, tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre os costumes do povo indígena que habitava o país antes e durante a colonização. E ainda aprendi outras danças populares, dessa vez das regiões centro-oeste e sudeste.
2.Senti-me orgulhosa em ser descendente de um povo tão rico culturalmente.
3.Poderia ter sido mais participativa durante o momento de aprendizagem das danças.
5ª AULA – 27/05
1.Dei continuidade a aprendizagem das danças da região centro-oeste e sudeste. E pude conhecer uma pouco mais sobre a influência ocorrida na cultura Portuguesa.
2.Satisfeita com o meu desenvolvimento nas danças e no conhecimento sobre a cultura que influenciou o nosso país.
3.Sem sugestão. A aula foi bastante proveitosa.
6ª AULA – 02/07
1.Conheci danças da região nordeste e aprendi um pouco sobre a cultura africana.
2.Surpresa diante de alguns fatos sobre a cultura africana.
3.Buscando mais conhecimentos para poder interagir durante a aula, assim como também conhecer melhor as letras das músicas.
7ª AULA – 08/07
Não fui à aula
8ª AULA – 09/07
1.A aula foi extremamente dinâmica e proveitosa, pude relembrar as danças e fixá-las melhor e dessa vez com mais entusiasmo.
2.Senti-me bastante a vontade para realizar as coreografias, talvés pelo fato de já ter aprendido antes.
3.Sem sugestão. A aula foi bastante proveitosa.
9ª AULA – 16/07
Não fui à aula
10ª AULA – 23/07
1. Na aula de hoje pude vivenciar as dança já aprendidas anteriormente. Dessa vez de uma forma bem mais descontraída e animada, pois a turma já estava bastante entrosada com os passos e as letras das musicas.
2.Senti-me bastante empolgada e com bastante energia e vontade de dançar. Pois não havia mais aquela tensão do momento de aprendizagem dos passos.
3.Sem sugestão. A aula foi bastante proveitosa.
11ª AULA – 30/07
1. Além de ter vivenciado as danças populares tive a minha primeira oportunidade de vivenciar a capoeira, sempre achei encantador mais também sempre achei muito distante das minhas habilidades motoras e durante esse momento, mesmo que de uma forma descontraída pude viver um pouco daquela ginga tão maravilhosa.
2.Inicialmente senti-me um pouco retraída, pois não tenho muitas habilidades com a capoeira. Mais com o decorrer da aula fui me soltando um pouco mais e pude aproveitar melhor a oportunidade.
3.Sem sugestão. A aula foi bastante dinâmica e proveitosa.
12ª AULA – 06/08
Dia do Festival
O tão comentado dia foi marcante. Depois de tantas danças aprendidas pudemos ensinar um pouco desse conhecimento adquirido a algumas crianças, tivemos a oportunidade de oferecer-lhes um pouco da nossa cultura que é tão rica e muitas vezes tão desconhecida. Um momento único de descontração de socialização não só com os nossos amigos de turma mais com a comunidade envolvida no festival.
Tenho certeza de que todo trabalho foi feito foi realizado com muito carinho com muita responsabilidade e acima de tudo com muita dedicação. A minha felicidade se completa por ver a felicidade das crianças em terem vivido aquele momento, esse simples fato faz valer apena todo trabalho.
Gostaria apenas de ressaltar a necessidade de uma observação mais intensa no sentido de perceber quais foram os alunos que realmente se envolveram e que buscaram um entrosamento com o grupo.
Matriz Sulina:
A região Sul do País era habitado pelos guaranis que tinham costumes e um modo de viver próprio, até a chegada dos jesuítas Espanhóis que vieram com a missão de catequizar e introduzir o cristianismo. Esse movimento mexeu nos costumes e na crença desse do povo indígena alterando as suas raízes. Segundo o vídeo o intuito da catequese era preparar o índio para o mercado de trabalho, se aproveitando da inocência deles.
E assim aconteceu milhares de índios foram escravizados no setor canavieiro pelos paulistas, surgindo assim os primeiros gaúchos, que não se identificavam com os espanhóis nem com os portugueses.
Eles realizavam cultos para o divino espírito santo, que simbolizava fartura e abundancia e praticavam jogos que permanecem até hoje como é o caso do bocha.
Matriz Tupi:Tupi vem do norte ou noroeste da Amazônia em direção ao litoral. Um povo independente na execução das suas atividades, tinha como estrutura social a vida em comunidade, a filosofia desse povo era a divisão “o que era para um era para todos” Essa vida em sociedade também era bastante organizada e as tarefas eram definidas desde a infância.
Um povo que não conheciam limites entre o trabalho e a arte, que se pintavam bastante e que cultuavam a morte. Deixa como herança para a nossa sociedade o habito do banho diário e principalmente o costume de festejar.
Matriz Lusa:Sabe-se que Portugal era considerado como o país de pescadores por obter um auto-nível tecnológico naval eram os navegadores da época bem mais avançados do que outras nações. Também é considerado pioneiro na cartografia urbana, e na colocação de números nas residências para facilitar a identificação das casas.
Os árabes dominaram Portugal, Itália e Espanha (península Ibérica) por mais de 400 anos. Um dos frutos dessa dominação é a colocação de muros na casas. Língua escrita diferente da língua falada.
Matriz Afro: Os africanos foram trazidos para o Brasil para servirem como escravos aos senhores brancos, mais antes disso já eram comercializados como moeda de troca. Foi no período de colonização do Brasil que os Europeus trouxeram os negros para o nosso país. Logo os negros espalharam-se por todo território brasileiro e conseqüentemente a cultura africana influenciou de maneira direta a nossa cultura, estando presente até hoje nas musicas nas danças, na culinária na influencia religiosa entre outros aspectos.
Os negros trabalharam principalmente na produção objetos de cerâmica, agricultura e na confecção de matérias metalúrgicos. São os criadores das esculturas únicas do mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário