16/04/09
• Aprendi a dá mais valor ao curso que faço e me levou a ter certa motivação naquilo que eu procuro ser. E também aprendi sobre capoeira que faz parte da cultura brasileira.
• No inicio voei um pouco com o que o professor falava, depois me sentir encorajada em seguir em frente.
• Como professora não iniciaria uma aula dando lições de moral para uma turma, isso muitas vezes dificulta o relacionamento entre o professor e aluno.
23/04/09
• Aprendi os vários conceitos sobre cultura popular, também sobre o carnaval, as diferença do mesmo em alguns estados.
• Sentir-me confusa diante dos relatos das pessoas no vídeo, pois sei que nada sei sobre cultura.
• No inicio o vídeo era interessante, depois se tornou chato e como estava na ausência do professor não tinha nem como debater sobre o mesmo. Passaria o vídeo com alguns comentários durante ele.
30/04/09
• Aprendi sobre algumas danças populares, como: as danças do sul, pezinho,balaio e chote carreirinha; como as danças da região sudeste, tira o chapéu e caranguejo.
• Me sentir alegre e disposta para aprender aquele tipo de dança popular, para ensinar aos meus futuros alunos.
• Ensinaria por etapas, uma aula somente a leitura da musica e ritmo da mesma e posteriormente em outra aula os passos rítmicos.
21/05/09
• Foi discutido sobre um vídeo da matriz tupi aprendi sobre a influência nativa no BRASIL e como as coisas vêm da cultura deles (dos índios). Aprendi também mais três novas danças populares como a dança do café e pilar café (ainda da região sudeste) e caninha verde (da região centro-oeste.
• Admirada com algumas realidades que foi passado no vídeo. E feliz com o que tinha aprendido na aula anterior sobre a dança e reforçado nesta aula.
• Daria mais ênfase as danças populares a os vídeos que passa toda aula.
27/05
• Foi passado um vídeo sobre a matriz lusa, onde aprendi que a língua portuguesa foi muito modificada, diferente da escrita e que também teve influencia de vários povos. E revisamos as aulas de dança aprendida anteriormente.
• Me sentir cansada nesta aula, apesar do vídeo ter sido curto e durante as aulas praticas das danças populares me animei mais em fazê-las.
• Mudaria o jeito de sempre falar antes de começar a aula com a turma.
02/07
• Teve um vídeo sobre a Matriz Afro conhecida também como continente negro onde existia uma sociedade de línguas e culturas diversificadas. Depois aprendi sobre quatro danças populares novas, que foram todas da região Nordeste (caninha verde/CE, dança do camaleão, araruna e o galope).
• Fiquei satisfeita na aula de hoje, pois alem de gostar da Matriz Afro, por saber de coisas que me esclareceu muito sobre os negros, foi muito bom as aulas de danças populares, apesar de não ter compreendido todas.
• Achei um pouco complicado algumas danças e não passaria muito rápido para meus alunos.
08/07
• Na aula de hoje assistimos sobre o Brasil Sulino e aprendi que surge através dos jesuítas espanhóis.
• Estava um pouco desanimada vendo aquele vídeo e ao mesmo tempo curiosa em saber mais da cultura do Sul.
• Explicaria mais um pouco sobre o vídeo.
09/07/09
•Relembrei algumas danças populares já aprendidas e conheci novas danças da minha região.
•Me sentir entusiasmada por saber que vou ensinar um pouco mais da nossa cultura para meus futuros alunos.
•Passaria mais vezes a letra da musica para podermos interagir mais com a coreografia.
Dia 16/07
Faltei
Dia 23/07
.Nesta aula, discutimos sobre o andamento do festival e depois fomos dançar algumas musicas que já foram aprendidas e outras duas novas danças da nossa região.
.me senti bem, por está fazendo algo que aprendi a gostar
.mudaria a forma de passar as danças e coregrafias sem aprender bem a letra da musica.
Dia: 30/07/09
Relembramos algumas danças populares,inclusive as que irão ser apresentadas no festival e aprendi um pouco da prática de capoeira.
foi muito prazeroso
infelizmente esse dia não tenho o que modificar , pois tudo foi do jeito que eu esperava, foi muito boa a aula de tal forma que ultrapassamos a hora da aula.
Dia: 06/08/09
hoje foi um resumo de tudo que foi passado para nós e aprendemos a repassar nossos conhecimentos sobre danças populares para as crianças de uma determinada escola, as quais foram nossos alunos temporários.
uma imensa satisfação em ver nosso trabalho posto em prática.
mudaria só o local que ao meu ver ainda se torna impróprio para tal evento.No restante tudo ficou maravilhoso!
13/08/09
Aprendi vários golpes da capoeira, onde a capoeira não é somente luta e sim uma mistura de luta ,dança, música e cultura popular.
Me senti entusiasmada e bastante feliz em aprender alguns golpes de capoeira e com vontade de entrar em algum grupo de capoeira.
Como a turma é muito grande dividiria a turma em grupos para ensinar cada golpe separado e com o auxilio das monitoras.
A Matriz Tupi
Os Tupis Guaranis, povos indígenas brasileiros que surgiram antes da “Descoberta do Brasil”, nossos ancestrais, cuja cultura era bastante diversificada. Os índios sabiam viver, sabiam fazer sua própria casa, plantar,colher, sabiam fazer seus próprios instrumentos de trabalho, como também sabiam fazer redes, identificar as espécies de seus ambientes que serviam como alimentos ou como medicamentos.
A religião católica ou espírita vem desde essa época, pois os povos indígenas acreditavam que existia um espírito para cada coisa, e que haveria vida após a morte, viviam em aldeias em forma de circulo, sua forma de vida era comunista, porém existiam muitos rituais de guerras, antes deles irem para a guerra eles se pintavam, no mar também se fazia guerra e os prisioneiros eram sacrificados onde muitas vezes os índios comiam.
Herdamos muitos costumes dos índios, como a de tomar banhos todos os dias, a de festejar tudo, uma colheita, uma morte, uma guerra.
Vale salientar que antes dos Tupis já existiam os primeiros índios chamados de Brasis, e o nome Brasil não surgiu do famoso pau Brasil, onde costumamos ouvir desde criança e sim era uma ilha chamada de Brasil.
A Matriz Lusa
Nossa cultura brasileira vem de muitos ancestrais diferentes, como mostra na Matriz Lusa, a influência maior dos portugueses, onde sua língua portuguesa sofre grandes mudanças até passar a ter uma linguagem falada bem diferente da escrita. Os portugueses são os primeiros a desenvolverem na tecnologia de navegação, onde expandiram seus domínios buscando contato com outros povos que por sua vez trouxeram influencias e conhecimentos, como por exemplo, os árabes que trouxeram conhecimentos matemáticos, arquitetônicos, econômicos, como também outras influencias culturais.
Sua economia era agropastoril, como depois veio a existir no Brasil e existia um ritual religioso que era a festa do divino espírito santo, simbolizado pelos meninos, que eram o menino-Deus. Tinha também um banquete, para mostrar a abundância de comidas, onde não existia fome no mundo.
A ciência nesse período surgiu como nova ideologia indo de encontro ao fundamentalismo religioso, onde tiveram muitas perseguições e tiveram muitas criticas que terminaram por declarar que tais concepções e conceitos tinham iluminação e influência divina.
Matriz afro
Lugar onde na sociedade existiam várias línguas e culturas diferentes, cuja cultura está impregnada na nossa cultura brasileira,falava-se também do domínio na agricultura, artesanato, produziam seu próprio alimento e era um continente de escravos, onde já havia escravidão entre eles , antes da vinda dos europeus.
Eram povos que acreditavam na criação do visível e do invisível, cultuavam os mortos e respeitavam os mais velhos, o candomblé, por exemplo, surgiu a partir da cultura africana. Os povos mais conhecidos eram os Iorubá que no Brasil eram conhecidos como Nagôs, os Alças que sofreram influencias islâmicas que no Brasil eram os Maleses.
Brasil Sulino
O Brasil Sulino surgi a parti dos jesuítas espanhóis, através de suas missões , uma forma de universalizar a língua e as normas para os índios que ali habitavam,e para eles índio ideal era aquele que não fosse como índios, que através da escravidão exercesse um bom trabalho para êxito mercantil. Onde foram escravizados trezentos mil índios para o setor canavieiro pelos paulistas,surgindo posteriormente os primeiros gaúchos, que não se identificavam com os espanhóis e muito menos com os portugueses, eram índios destribalizados pela escravidão, mestiços de brancos com índios e brancos pobres.
Existiam cultos para o divino espírito santo, onde eles faziam esses cultos simbolizando fartura e abundancia. Também tinha jogos como bocha que até hoje são praticadas pelos gaúchos, o M.S.T surgiu no sul e trabalhavam nas terras chamadas de faxinais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário